O fim de ano é repleto de festas de confraternização no trabalho e com a família, precisando, muitas vezes, comprar presentes. Diante disso, há um aumento nas compras de Natal e Ano Novo, sendo o período usado pelas empresas para se aproveitar dos consumidores mais afobados.
Amigo secreto, Natal, confraternização da empresa… São muitas as comemorações no mês de dezembro, mês marcado pela troca de presentes. Com isso, o comércio ver a oportunidade de acabar com o seu estoque e garantir a alta nas vendas.
Segundo a Associação dos Lojistas de Shopping no ano passado o crescimento nesse período foi de 9,5%. Isso mostra o quanto as empresas de varejo esperam por essa data.
As empresas entram em uma batalha pela atenção do consumidor fazendo diversas promoções e usando diferentes estratégias a fim de garantir a venda. Porém, os consumidores precisam tomar cuidado e analisar bem as suas escolhas para não cair em uma cilada e vim a se arrepender da compra depois.
Diante desse cenário, fique atento a essas promoções “incríveis” para não ter dor de cabeça depois. Veja abaixo estratégias usadas pelas empresas para atrair o consumidor e incentivar a compra.
Modelos novos
É no fim do ano que as empresas deixam para lançar todas as suas novas coleções e modelos novos. Essa estratégia é aplicada em diferentes setores, como moda, eletrônica e, até mesmo, veículos.
A dica é antes de comprar verificar se realmente você precisa do novo produto e se realmente ele traz algo novo e indispensável. Além disso, verifique o valor, após um mês o lançamento geralmente tem uma boa queda no preço.
Poucas unidades
Quem nunca entrou em um site de compras e se deparou com “só restam duas unidades”? Sim, isso é mais uma estratégia para incentivar a compra. Com isso, a empresa ativa no consumidor a “lanterna” do senso de urgência, fazendo-o comprar sem mesmo conferir os detalhes do produto e da venda.
A dica é não cair nessa cilada e comprar o presente ou o produto que você quer com calma, conferindo os preços com os concorrentes. Tomar decisões com pressa nunca é uma boa escolha.