Segunda parcela do 13º salário: Veja melhor forma de usar seu dinheiro no fim do ano

Nesta semana, acaba o prazo para as empresas fazerem o pagamento do 13º salário dos seus funcionários. Como neste ano passamos por diversas privações, muitos vão cair na tentação de realizar desejos ou fazer extravagâncias no Natal. Saiba como usar a sua segunda parcela da melhor forma.

Segunda parcela do 13º salário: Veja MELHOR forma de usar seu dinheiro este ano
Segunda parcela do 13º salário: Veja MELHOR forma de usar seu dinheiro este ano(Imagem: Reprodução/Google)

O 13º salário é um benefício de direito dos trabalhadores que possuem carteira assinada, o valor toma como base o salário de dezembro. Com exceção dos empregados que recebem salário variável, por meio de comissões ou porcentagens, sendo assim o 13º deve ter a média anual dos valores.

Sendo assim, para cada mês que o trabalhador exerceu sua função, receberá  1/12 do ganho correspondente ao mês de dezembro. 

Com isso, aqueles que trabalharam pelo período de 6 meses devem receber apenas 50% do valor.

A segunda parcela normalmente é menor do que a primeira, pois sobre a segunda parcela são cobrados o Imposto de Renda e a contribuição ao INSS. O FGTS é pago tanto na primeira como na segunda parcela.

Dívidas

Caso tenha dívidas, o uso do 13º salário para quitar deve ser prioritário, ainda mais se esses cobrarem juros. 

Se o valor não for o suficiente para acabar com todas as suas dívidas, faça uma análise e selecione aquelas que são prioritárias, principalmente a do dia a dia.

Busque negociar as dívidas, peça revisão dos juros, caso vá pagar a dívida de uma vez, negocie um desconto.

Antes de fechar negócio faça uma análise do orçamento mensal para o pagamento, não resolva uma parcela no impulso, pois o risco de fazer um mau negócio é grande.

Use o 13º salário nas contas do início do ano

Antes de fazer as compras do final do ano, lembre-se que em janeiro há algumas coisas que devem ser pagas como IPTU, IPVA, matrícula escolar e material. Por isso, é importante guardar uma parte do dinheiro para quitar esses débitos.

Presentes de Natal

Caso vá fazer compras de Natal, faça uma lista dos presentes e determine o valor que deve ser gasto. 

Compare preços e outras opções mais baratas antes de comprar o primeiro produto que ver.

Muitos brasileiros perderam os seus empregos nesta pandemia e estão realizando produções caseiras, pode ser uma boa para comprar presentes mais baratos.

Os pequenos empreendedores podem ser uma boa para colaborar com a “economia solidária” e garantir receita para aqueles que não possuem um salário certo.

Reserve e invista

Caso o seu orçamento lhe dê a possibilidade, guarde uma parte do seu décimo terceiro, para futuros imprevistos.

Se você deseja investir e for iniciante prefira investimentos conservadores e busque informações antes.