FIES 2021: Calendário, formas de inscrição e edital foram divulgados; confira

Pontos-chave
  • O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa governamental voltado à oferta de financiamento do ensino superior;
  • Para se inscrever é preciso ter participado do Enem, a partir de 2010;
  • Período de Inscrição será de 26 a 29 de janeiro de 2021.

Desde o início de dezembro já sabemos que para ingresso no Fies 2021 não será possível usar a nota do Enem 2020. Isso por que, a inscrição para novos financiamento começam janeiro e a nota deve ser divulgada em março. Saiba mais sobre o edital que acaba de ser disponibilizado.

FIES 2021: Calendário, formas de inscrição e edital foram divulgados; confira
FIES 2021: Calendário, formas de inscrição e edital foram divulgados; confira (Imagem/Reprodução: Google)

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa governamental voltado à oferta de financiamento do ensino superior em instituições de ensino reconhecidas pelo MEC.  O Ministério da Educação divulgou há poucos dias o edital de abertura do programa.

FIES 2021

Para se candidatar a concessão do financiamento no primeiro semestre letivo de 2021, o estudante precisar ter feito uma das edições do Enem a partir de 2010.

As inscrições estarão disponíveis entre 26 e 29 de janeiro de 2021. O programa terá inscrições em janeiro devido ao início do primeiro semestre letivo de 2021 nas instituições particulares.

Assim como no Programa Universidade Para Todos, a nota do Enem 2020 só poderá ser usada no segundo semestre de 2021, caso o estudante opte por isso.

Como se inscrever no FIES 2021?

Primeiramente, o estudante precisará acessar o portal Fies Seleção, onde ele precisará fazer o login com a sua conta gov.br (caso o estudante não possua essa conta, ele deve acessar o site e se inscrever).

O login com a conta gov é feito com uso do CPF e senha do candidato. Então, ele será encaminhado a uma página em que preencherá seus dados pessoais e escolherá o curso em que pretende conseguir o financiamento.

Todo esse processo precisa ser realizado dentro do prazo estabelecido, que vai de 26 de janeiro de 2021 até as 23 horas e 59 minutos do dia 29 de janeiro de 2021.

Após a divulgação da lista de candidatos, quem for pré-selecionado precisará comprovar as informações prestadas diretamente na unidade de ensino, dentro de 5 dias. E na unidade bancária, no máximo de 10 dias.

Quem pode se inscrever no Fies 2021?

De um modo geral, as regras para a inscrição no Fies 2021.1 são as mesmas do programa.

Ou seja, ter participado do Exame Nacional do ensino Médio – Enem, a partir de 2010.

Além disso, ele precisa ter alcançado média geral igual ou superior a 450 pontos, não ter zerado a redação do exame e possuir renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.

FIES 2021: Calendário, formas de inscrição e edital foram divulgados; confira (Imagem/Reprodução: Google)
FIES 2021: Calendário, formas de inscrição e edital foram divulgados; confira (Imagem/Reprodução: Google)

Cronograma

De acordo com o edital recentemente divulgado, o processo seletivo para o financiamento estudantil deverá seguir as datas:

  • Período de Inscrição: Aberto de 26 a 29 de janeiro de 2021.
  • Divulgação da lista de pré-selecionados:2 de fevereiro de 2021.
  • Prazo para a Complementação da inscrição – pré-selecionados em chamada única: de 3 a 5 de fevereiro de 2021.
  • Convocação por meio de lista de espera: de 3 de fevereiro até o dia 18 de março de 2021.

“Os CANDIDATOS não pré-selecionados na chamada única deste processo seletivo do Fies constarão automaticamente de lista de espera a ser utilizada para fins de preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas, observada a ordem de classificação nos termos do disposto no item 2 deste Edital”.

Ou seja, não haverá inscrição para a lista de espera. Assim, quem não for selecionado na chamada única e regular estará automaticamente inscrito para as vagas remanescentes.

Vantagens do Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil apresenta algumas vantagens aos estudantes, entre elas estão:

  • Todo o processo de inscrição e de seleção é feito virtualmente, o candidato deve se apresentar à instituição apenas para a comprovação das informações prestadas;
  • Possibilidade de se conseguir juros zero, a depender da faixa de renda em que a pessoa se enquadra;
  • O prazo de pagamento é muito maior do que a maioria dos financiamentos privados;
  • O estudante só começa a pagar após se formar;
  • É possível encontrar vagas em Faculdades Privadas de renome, de todo o Brasil.
  • O Fies conta com condições diferenciadas para as regiões norte e nordeste;
  • A participação é gratuita;
  • O público alvo é diferente de outros programas, ao menos na segunda modalidade do financiamento que aceita a renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.

Para ter acesso a mais informações sobre o Fies 2021, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA