Detran-PE publica regras para emissão e pagamento do CRV

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) indicou que os proprietários de veículos que forem realizar algum serviço em que o Certificado de Registro de Veículo (CRV) seja necessário, e que não possuam o documento, precisarão solicitar a emissão por meio de um requerimento ao órgão.

Detran-PE publica regras para emissão e pagamento do CRV
Detran-PE publica regras para emissão e pagamento do CRV (Imagem: Paulo Maciel/Detran-PE)

A medida sobre o vale desde a última sexta-feira (18). O Detran-PE tomou a decisão após a Superintendência de Seguros Privados (Susep) ter notificado a Seguradora Líder sobre o ressarcimento de R$ 2,2 bilhões.

Houve uma assembleia com as seguradoras que compõem a Líder. Foi, então, decido que a prestação de serviços sobre os pagamentos dos acidentes de trânsito seria suspensa.

A decisão fez com que a Seguradora Líder ficasse responsável somente pelos pagamentos da demanda reprimida e subscritos até dia 31 de dezembro de 2020.

Pelo fato de que a Seguradora Líder é responsável pelo fornecimento de formulários do CRV e o Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV), em papel moeda, a suspensão dos formulários fez com que o órgão estadual tivesse que encontrar esta alternativa para seguir com as transações de veículos.

Enquanto não houver o lançamento do CRV Eletrônico, a emissão do CRV acontecerá somente por meio da apresentação de Termo de Justificativa e de comprovação de que o certificado terá uso imediato para a realização de algum serviço do Detran-PE — relacionado ao veículo.

De forma excepcional, até que o CRV Eletrônico seja lançado, o órgão disponibilizará o número do código de segurança do CRV. O número estará no campo observação do documento do veículo de porte obrigatório (CRLV) — caso o mesmo seja impresso pelo Detran.

Cabe ressaltar que este número do código de segurança necessita ser informado por quem queira baixar o CRLV Eletrônico, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Mesmo após o lançamento do CRV Eletrônico, o órgão ainda exigirá a impressão do CRV, por meio de um requerimento ao Detran-PE.

A medida será necessária até o que o Departamento Nacional de Trânsito ofereça uma tecnologia que possibilite o uso do CRV Eletrônico para realizar serviços online. A previsão para o lançamento está para o início de janeiro de 2021.

Como ter acesso ao serviço de emissão de CRV no Detran-PE

  1. Acesse o site do Detran-PE;
  2. Busque a seção “Agendamentos e Serviços online” e clique em “CRV (recibo/DUT)”;
  3. Selecione a opção “Emissão de CRV em fila de espera” e clique om “Continuar”. Com isso, será possível realizar o agendamento e ter acesso ao Termo de Justificativa para emitir o CRV em fila de espera.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.