Brasileiros com interesse em participar dos projetos sociais do governo em 2021 devem ficar atentos para se registrarem no Cadastro Único. A plataforma funciona como um banco de dados onde são guardadas todas as informações sobre a população de baixa renda. É por meio dela que o ingresso no Bolsa Família, BPC, entre outros projetos é consolidado. No texto abaixo, saiba como manter seus registros no CadÚnico Digital.
Diante da pandemia do novo coronavírus, o governo precisou otimizar o funcionamento de seus serviços, criando plataformas digitais para a manutenção de seus projetos.
Já existente, o Cadastro Único passou por um processo de reformulação para conseguir obter mais detalhamentos sobre os inscritos.
O CadÚnico digital permite que o cidadão faça seu registro inteiramente online, sem precisar ir até uma unidade de atendimento do governo.
Por meio dele é possível solicitar benefícios como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, BPC e neste ano também foi incluso ao auxílio emergencial.
Sobre o Cadastro Único Digital
De acordo com o governo, a iniciativa de transformar o atendimento inteiramente online se deu mediante a necessidade de proporcionar mais agilidade e segurança no período de pandemia.
No entanto, mesmo após o fim do covid-19 a ideia é que a plataforma permaneça em utilização substituindo as consultas presenciais.
Como fazer o CadÚnico digital?
Para poder se registrar na ferramenta é só acessar o aplicativo Meu CadÚnico, disponível gratuitamente nas lojas Google Play e Apple Store. Depois, basta dar início ao cadastramento fornecendo os seguintes dados:
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- Nome da mãe;
- Estado e demais informes de endereço;
- Declaração de renda.
CadÚnico por Telefone
É importante ressaltar ainda que o serviço também tem um atendimento por meio de chamada de voz, para isso basta ligar pelo telefone 0800 707 2003, sendo a ligação gratuita caso realizada por um aparelho residencial.
Monitoramento público
Por meio de todos os registros feitos no CadÚnico o governo passa a gerar pesquisas e demais estudos para poder fazer a manutenção dos programas sociais.
Normalmente, por meio dos balanços mensais da plataforma é que obtém o número de ingressos no Bolsa Família, por exemplo, definindo assim o índice de pobreza nacional.