UnB divulga calendário, vagas e formas de ingresso no vestibular 2021

A Universidade de Brasília (UnB) laçou os editais do Programa de Avaliação Seriada (PAS) 2020. As inscrições iniciam no dia 11 de janeiro, sendo que as provas devem ser aplicadas no mês de março. Estão sendo ofertadas 4,2 mil vagas para os dois semestres do próximo ano.

UnB divulga calendário, vagas e formas de ingresso no vestibular 2021
UnB divulga calendário, vagas e formas de ingresso no vestibular 2021 (Imagem: Reprodução/Google)

A UnB divulgou os editais de três etapas do PAS. Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio concorrerão a 4.232 vagas, sendo que 2.112 são para o ingresso no primeiro semestre de 2021 e 2.120 para o segundo. Devido à pandemia, a data de início das aulas ainda não foi definida.

Inscrições UnB

As inscrições começam no dia 11 de janeiro de 2021 e irá até o dia 29 do mesmo mês e podem ser feitas no site da Cebraspe. É importante lembrar que será cobrada uma taxa de R$ 120, porém, durante o mesmo período de inscrição os candidatos podem solicitar a isenção.

Isenção da taxa de inscrição

Os estudantes cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal para programas sociais têm direito a isenção. Além desses, os estudantes da rede pública que possua renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio e tenha 75% de frequência nas aulas têm direito a isenção da taxa de inscrição.

Prova do PAS

O exame do Programa de Avaliação Seriada é composto por uma prova de conhecimentos e uma prova de redação em Língua Portuguesa, com duração máxima de 5 horas. A prova de conhecimentos gerais é dividida em duas partes:

  • Parte 1 – Língua Estrangeira (Língua Espanhola, Língua Francesa ou Língua Inglesa, de acordo com a opção do candidato);
  • Parte 2 – Artes Cênicas, Artes Visuais, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, Música, Química e Sociologia.

No site da Universidade é disponibilizado a Matriz de Referência do Programa de Avaliação Seriada, na qual é apresentado o “Quadro de Habilidades e Competências e Objetos de Conhecimento” que o programa deseja do estudante.

Além disso, os estudantes podem acessar a seleção de obras (musicais, teatrais, visuais, audiovisuais, textuais) para o Programa de Avaliação Seriada, de acordo com a etapa do subprograma.

Datas das provas do PAS

Cada etapa possui uma data distinta para a aplicação da prova, sendo:

  • 1ª etapa: 21 de março de 2021;
  • 2ª etapa: 14 de março de 2021;
  • 3ª etapa: 07 de março de 2021.

Todas as provas têm início às 13 horas (horário oficial de Brasília/DF), com duração máxima de 5 horas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.