Siga ESTES passos e pague MENOS Imposto de Renda em 2021

Com a chegada de um novo ano, diversas famílias já estão realizando o planejamento financeiro para o ano seguinte. Entre os pagamentos necessários que as pessoas devem considerar é pagamento do Imposto de Renda. Para que esse tributo não pese tanto no bolso, há formas de pagar menos. Descubra algumas formas.

Siga estes passos e pague menos Imposto de Renda em 2021
Siga estes passos e pague menos Imposto de Renda em 2021 (Imagem: Frida Bredesen/Unsplash)

O primeiro passo para auxiliar no fim do ano, é o juntar os comprovantes para a declaração do IR 2021. Apesar de ainda não ser o período obrigatório para reunir os documentos, esta prática pode ajudar a simular a declaração para o próximo ano.

Verifique se há Imposto de Renda atrasado

Há alguns tipos de rendimentos tributáveis que precisam ser recolhidos por determinados tipos de contribuintes físicos. No entanto, é possível que a pessoa não tenha feito o recolhimento pela emissão do Documento de Arrecadação da Receita Federal (DARF) no prazo estabelecido.

Por conta disso, deverá efetuar o recolhimento em atraso com acréscimo de multa e juros de mora. Caso a pessoa esteja nessa situação, precisará fazer o quanto antes — para que o valor tenha menor aumento.

Faça uma doação incentivada

Ao realizar uma doação, o imposto de renda pode ser abatido em determinada porcentagem. Essa é uma forma de incentivar alguma instituição de escolha e, ainda, facilitar na hora do pagamento do tributo.

Há alguns tipos de destinos que podem ser escolhidos pelos contribuintes, como os fundos da criança e do adolescente; do amparo ao idoso; projetos com aprovação relacionados às leis de incentivo ao esporte; à cultura e ao audiovisual; além de projetos com aprovação pelo Ministério da Saúde.

Escolha um dos planos de previdência privada

Ao ter uma ideia de como as finanças foram realizadas este ano, será possível projetar a entrega de uma declaração completa ou simplificada do tributo. Com essa projeção feita, o contribuinte terá como escolher a tipo de previdência privada com mais benefícios.

O Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) tem a indicação para quem entrega a declaração completa do imposto de renda. Para o Vida Gerador de Benefícios Livre (VGBL), há recomendação para quem realiza a entrega da declaração simplificada.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.