Como emitir boleto do IPTU RJ 2021? Veja o passo a passo

A Prefeitura do Rio de Janeiro publicou na última semana, o decreto que estabelece o calendário de pagamentos do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) de 2021. Saiba detalhes.

Como emitir boleto do IPTU RJ 2021? Veja o passo a passo
Como emitir boleto do IPTU RJ 2021? Veja o passo a passo (Imagem: FDR)

Oa contribuintes tem até o dia 5 de fevereiro de 2021 para pagar o tributo em cota única. Quem optar pelo pagamento parcelado, deve pagar a primeira parcela nesta mesma data.

O pagamento em cota única garante para o morador um desconto de 7%, o mesmo que foi concedido em 2019.

Como forma de reduzir os gastos, a Secretaria Municipal da Fazenda irá emitir somente uma guia de pagamento que vai substituir o carnê.

Como emitir as cotas de pagamento do IPTU RJ 2021

Segundo o que foi anunciado, o contribuinte que optar por quitar o IPTU em parcelas, deve pagar a primeira parcela com o código de barras que está impresso na guia de cobrança.

As demais cotas devem ser acessadas e impressas pelo portal Carioca Digital na internet. A guia de pagamento do IPTU 2021 vai ser remetida aos imóveis da cidade no mês de janeiro e a segunda via estará disponível futuramente em data que será comunicada no próprio portal.

Parta emitir suas guias de pagamento pela internet é preciso inserir o número da inscrição do imóvel, identificado no carnê do IPTU de anos anteriores.

Calendário do IPTU 2021

A data de vencimento é a igual para todos os moradores do Rio de Janeiro, independentemente do número de inscrição imobiliária. Veja as datas de vencimento determinados para o pagamento do tributo em cota única e em 10 cotas:

  • Cota única — 5 de fevereiro
  • 1ª cota — 5 de fevereiro
  • 2ª cota — 5 de março
  • 3ª cota — 8 de abril
  • 4ª cota — 7 de maio
  • 5ª cota — 8 de junho
  • 6ª cota — 7 de julho
  • 7ª cota — 6 de agosto
  • 8ª cota — 8 de setembro
  • 9ª cota — 7 de outubro
  • 10ª cota — 8 de novembro

IPTU 2021 na Baixada Fluminense

As prefeituras da Baixada Fluminense já começaram a divulgar os calendários de pagamento do IPTU 2021.

Os moradores de Nova Iguaçu receberão um desconto de 10% se quitarem o imposto até o dia 10 de fevereiro. Já em Mesquita, os pagamentos à vista vão garantir 12% de desconto até o dia 29 de janeiro ou de 8% para os contribuintes que pagarem até 26 de fevereiro.

Na cidade de Duque de Caxias, a prefeitura também determinou duas datas para descontos em cota única. Os pagamentos até 12 de fevereiro terão desconto de 7% no valor do IPTU. Já os pagamentos até 12 de março contam com 4%.

Em Belford Roxo, os pagamentos à vista até 10 de fevereiro recebem abatimento de 10%.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.