IPTU 2021: Varginha-MG decide congelar valor do imposto para conter crise

A Prefeitura da cidade de Varginha decidiu congelar o valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2021 em decorrência dos impactos caudados pela pandemia do coronavírus. A Câmara aprovou o projeto de lei na última quinta-feira, 17 e agora ele segue para sanção.

IPTU 2021: Varginha-MG decide congelar valor do imposto para conter crise (Imagem: FDR)

O valor do IPTU no próximo ano, segundo a prefeitura, terá os mesmos percentuais de desconto que foram praticados no imposto de 2020. O prefeito Vérdi Melo é o autor do projeto aprovado na câmara.

Segundo Vérdi, aumentar o valor do tributo enquanto a economia não der sinais de recuperação não era adequado. A finalidade do projeto é dar um respiro nas finanças dos moradores de Varginha.

“Com a pandemia o cidadão teve seu poder aquisitivo e econômico reduzido. Teremos um duro caminho a percorrer no pós-pandemia. A retomada da economia precisará ser estimulada pelo Poder Público através de ações concretas”, explicou o prefeito.

IPTU 2021

O Imposto Predial e Territorial Urbano é o tributo voltado a propriedades com construção nas cidades. Sua cobrança é realizada todos os anos aos proprietários de casas, prédios ou estabelecimentos comerciais.

Como o IPTU incide sobre a propriedade, é preciso que o contribuinte faça o pagamento do imposto de acordo com o número total de imóveis que tem em seu nome.

Se a propriedade for urbana, mas seja apenas um terreno, sem construção, paga-se o Imposto Territorial Urbano (ITU). Já se estiver fora do perímetro urbano, incide o Imposto Territorial Rural (ITR).

  • Cálculo do IPTU

O imposto é calculado com base no valor venal do imóvel, que é o preço da propriedade determinado pelo Poder Público.

Sobre o valor é multiplicada as alíquotas, podendo haver descontos e acréscimos definidos pelos municípios.

O tributo passa por reajuste todos os anos, com base na valorização do imóvel e da região ou eventual mudança da legislação municipal. Existe um limite para esse aumento, a depender de cada município.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.