Detran-RJ divulga NOVA cobrança de taxa para CRLV de 2020; confira aqui

Pontos-chave
  • O Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) prorrogou o prazo do licenciamento anual de 2020 até abril do próximo ano;
  • Quase 200 mil condutores realizaram o pagamento das taxas, porém nem todos conseguiram regularizar o veículo;
  • A prorrogação veio após o Departamento receber muitas reclamações por não conseguir fazer o agendamento.

O Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) prorrogou o prazo do licenciamento anual de 2020 até abril do próximo ano. Quase 200 mil condutores realizaram o pagamento das taxas, porém nem todos conseguiram regularizar o veículo.

Detran-RJ divulga NOVA cobrança de taxa para CRLV de 2020; confira aqui
Detran-RJ divulga NOVA cobrança de taxa para CRLV de 2020; confira aqui (Imagem: Reprodução/Mesquita Online)

A prorrogação veio após o Departamento receber muitas reclamações por não conseguir fazer o agendamento. Com isso, os condutores poderão ter prazo suficiente para regularizar os seus veículos, de acordo com o novo calendário que considera o final da placa.

A ideia do Detran-RJ é evitar aglomerações nas agências do Departamento. É importante lembrar que o pagamento do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) é obrigatório e atesta que o veículo está com as normas de segurança em dia, sem esse documento o veículo fica proibido de circular pelas ruas brasileiras.

“Como temos falado, estamos tomando todas as providências para permitir que nossos usuários façam os devidos procedimentos sem correria e sem qualquer prejuízo. Lembramos também que quem não precisar de vistoria pode baixar o licenciamento pelo aplicativo Carteira Digital, sem sair de casa”, explica o presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder.

Detran-RJ divulga NOVA cobrança de taxa para CRLV de 2020; confira aqui
Detran-RJ divulga NOVA cobrança de taxa para CRLV de 2020; confira aqui (Imagem: Marcos de Paula)

Segundo o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro mais de 193 milhões de pessoas pagaram as taxas, mas apenas 2,6 milhões de pessoas já realizaram o licenciamento de 2020, isso pela dificuldade de agendar.

Calendário CRLV 2020 Detran-RJ

Veja abaixo as novas datas de pagamento para o licenciamento 2020 do Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro:

Final da placa Data limite de pagamento
0 até 27/02/2021
1 até 27/02/2021
2 até 27/02/2021
3 até 31/03/2021
4 até 31/03/2021
5 até 31/03/2021
6 até 31/03/2021
7 até 30/04/2021
8 até 30/04/2021
9 até 30/04/2021

CRLV

O CRLV é um documento obrigatório para poder conduzir nas ruas brasileiras e deve estar sempre com o condutor na hora de dirigir ou pilotar.

Quem é pego dirigindo sem os documentos de porte obrigatório recebe multa de R$ 88,38, perde três pontos na CNH e tem o veículo retido até a apresentação do documento.

Para emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo é necessário pagar o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o seguro por Danos Provocados por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT), o Guia de Recolhimento de Taxas (GRT) e eventuais multas.

O agendamento do serviço deve ser feito no Portal do Detran-RJ em “Licenciamento Anual” ou pela Central de Atendimento: (21) 3460-4040 / 3460-4041 para veículos do Rio e Grande Rio. Para os veículos de municípios do interior o agendamento é pelo site ou pela Central de Atendimento: (21) 3460-4040 / 3460-4041.

CRLV digital

O documento está disponível na versão digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito. O app pode ser baixado em celulares, tablets ou laptops que possuem o sistema Android e o iOS. Veja abaixo como fazer:

  • Entre no app Carteira Digital de Trânsito;
  • Clique em “Entrar com gov.br” para cadastrar o usuário;
  • Na tela seguinte, informe CPF;
  • Selecione “Próxima”;
  • Na próxima tela, crie uma conta;
  • Retorne ao aplicativo e clique novamente em “Entrar com gov.br”;
  • Faça o login;
  • Selecione “Veículos”;
  • Informe o número do Renavam;
  • Preencha o número de segurança do CRV;
  • Selecione “Incluir”.

O número de segurança do CRV está disponível no documento de compra e venda localizado na parte superior direita do documento. O Detran-RJ informa que em alguns casos é necessário incluir um zero antes do número para completar os 12 dígitos exigidos.

Além disso, o CRLV pode ser consultado no site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) seguindo esse passo a passo:

  • Acesse o portal do Denatran;
  • Clique em “Entrar com gov.br”;
  • Depois selecione “Certificado digital”;
  • Na tela inicial clique em “Meus Veículos”;
  • Clique sobre o veículo e baixe o CRLV no formato desejado.

A versão digital é válida em todo o país e pode ser consultada em até cinco dispositivos de forma simultânea. Além disso, os condutores podem imprimir o documento em folha ofício, sendo disponibilizado 24 horas depois do pagamento da Guia de Recolhimento de Taxa (GRT) e da taxa DPVAT.

O Denatran aconselha que faça a impressão em papel branco, tamanho A4, como dito anteriormente, em boa qualidade e sem rasuras ou problemas que dificultem a leitura dos dados.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.