Contribuintes ganham prazo MAIOR para pagar IPVA 2021 MT; veja calendário

Foi autorizado pelo governador Mauro Mendes, a alteração no calendário de vencimentos do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores) 2021. Com isso, os vencimentos que começariam em janeiro, ficaram pra março.

Contribuintes ganham prazo MAIOR para pagar IPVA 2021 MT; veja calendário
Contribuintes ganham prazo MAIOR para pagar IPVA 2021 MT; veja calendário (Imagem: Kaboompics/Pexels)

Calendário IPVA 2021 MT

Seguindo o novo calendário, o IPVA 2021 será pago da seguinte forma:

  • Finais de placas 1, 2 e 3 vencem em março;
  • Finais de placas 4, 5 e 6 vencem em abril;
  • Finais de placas 7, 8 e 9 vencem em maio;
  • Finais de placas 0 vencem em junho.

Os valores da alíquota do tributo variam entre 1% a 4% sob o valor venal do veículo, que é definido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Segundo Rogério Gallo, secretário da Fazenda, as datas de vencimento precisaram ser alteradas por conta do momento complicado que os cidadãos e empresas mato-grossenses estão passando. O estado ainda se recupera da crise causada pelo coronavírus.

“O Governo de Mato Grosso sempre se mostrou sensível a situação provocada pela Covid-19 e adotou medidas que ajudaram muita gente, inclusive em relação ao pagamento de tributos. Estamos estendendo essa prorrogação para o IPVA do próximo ano para manter esse alívio financeiro nas finanças dos cidadãos e caixas de empresas”, explicou Rogério, por meio da secretaria de Comunicação.

Outra questão que pesou no adiamento dos vencimentos foi o IPVA deste ano. Devido a pandemia os pagamentos ficaram para o segundo semestre, ou seja, muito perto do início dos pagamentos do tributo no ano que vem.

De acordo com a Sefaz (Secretaria da Fazenda), órgão responsável pelas cobranças do IPVA, os pagamentos à vista e opções de parcelamento ficam mantidos em 2021.

Desta forma, o tributo poderá ser pago com descontos de 5% ou 3% ou parcelado em até seis vezes. A única regra é que a data de vencimento da última parcela não ultrapasse o ano de referência.

Para emitir o boleto de pagamento e garantir os descontos, basta acessar o site da Sefaz MT e inserir o número do RENAVAM do seu veículo. Em seguida, escolher o boleto correspondente ao vencimento desejado.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Contribuintes ganham prazo MAIOR para pagar IPVA 2021 MT; veja calendário

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA