Quanto tempo preciso trabalhar com registro para ter direito ao seguro desemprego?

O seguro desemprego é um direito dos trabalhadores que trabalham com registro em carteiro. Mas para isso é necessário que tenha um tempo mínimo de trabalho para poder ter acesso ao benefício.

Quanto tempo preciso trabalhar com registro para ter direito ao seguro desemprego? Veja tabela
Quanto tempo preciso trabalhar com registro para ter direito ao seguro desemprego? Veja tabela (Imagem: Reprodução/Google)

Ele é pago aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, para que assim eles possam ter uma renda enquanto não conseguem outro emprego.

O valor a ser recebido vai levar em consideração a média dos salários dos últimos 3 meses anteriores à dispensa do trabalhador. A parcela é liberada após 30 dias da requisição ou saque da parcela anterior.

Os solicitantes devem receber entre três e cinco parcelas, conforme o tempo trabalhado e quantas vezes foram realizados os pedidos.

Qual o tempo de trabalho mínimo para saque do seguro desemprego?

O valor recebido e o número de parcelas depende do tempo que foi trabalhado, o tempo mínimo é de 6 meses para ter direito a 3 parcelas, 12 meses para 4 parcelas e 24 meses para receber 5 parcelas.

Como solicitar seguro desemprego online?

O trabalhador que não deseja fazer a solicitação presencial pode realizar pelo portal do governo. 

Para isso deve ser feito um cadastro para acessar o serviço, informando o CPF, nome, telefone e e-mail.

Outra forma de solicitar o benefício é utilizando o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que pode ser baixado em smartphones do sistema Android ou iOS. Saiba aqui como fazer.

  • Primeiro, baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Depois Abra o aplicativo e toque em “Entrar”. 
  • Você será redirecionado ao site do governo para digitar o seu CPF e logar no app. Depois, selecione “Avançar”.
  • Digite a sua senha e clique em “Entrar”. 
  • Ao ser direcionado novamente para o aplicativo, é preciso procurar a opção “Benefícios” no menu inferior.
  •  Toque em “Solicitar” no quadrado em que está escrito “Seguro-desemprego”. Na tela seguinte, escolha o botão azul escrito “Seguro-desemprego”.
  • Agora, é preciso informar um número de requerimento. São dez algarismos que podem ser encontrados no canto superior direito do seu “Requerimento de Seguro-Desemprego”, documento emitido pela empresa em que você trabalhou. Depois, toque em “Próximo”. Confira todos os seus dados pessoais e toque em “Avançar”.
  • Na parte onde está “Vínculos”, confira os dados da empresa na qual você trabalhou e, outra vez, toque em “Avançar”. 
  • Leia atentamente o “Termo de Aceite” e, no final da tela, marque a caixa “Concordo com as regras para solicitação/recebimento do benefício” e confirme. Neste momento a solicitação é realizada.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!