PIX por QR Code vai substituir pagamento por boleto bancário? Veja as regras!

A nova funcionalidade anunciada pelo Banco Central, O Pix Cobrança — que possibilita a emissão de QR Code para operações de pagamento em data futura — foi adiado. A nova data prevista está para o dia 15 de março de 2021. Confira mais detalhes sobre o recurso.

Pix por QR Code vai substituir pagamento por boleto bancário? Veja as regras!
Pix por QR Code vai substituir pagamento por boleto bancário? Veja as regras! (Imagem: Markus Winkler/Unsplash)

O Pix Cobrança possibilita aos lojistas, fornecedores, prestadores de serviços e empreendedores a emissão de um QR Code para as operações de pagamento em data futura.

Ele terá um funcionamento parecido com um boleto. Sendo assim poderá incluir indicações sobre as multas, juros e descontos.

Inicialmente, esse recurso estava previsto para o dia 4 de janeiro de 2021. Já com relação aos pagamentos imediatos por meio da tecnologia QR Code está disponível desde o lançamento oficial do PIx — no dia 16 de novembro.

Por meio dessa funcionalidade, os usuários possuem mais formas de realizar as transações financeiras. Sendo assim, o cliente poderá escolher pela opção que tiver mais facilidade e encontrar mais vantagens.

Pix Cobrança

Em outubro deste ano, o Banco Central havia anunciado a aprovação de novas funcionalidades para ampliar a possibilidade de uso do Pix. Por meio do Pix cobrança, o QR poderá ser emitido para pagamentos imediatos, em pontos de venda ou comércio eletrônico, por exemplo.

Além disso, possibilitaria a inclusão de cobranças com vencimento em data futura. Para esse caso, será possível configurar outras informações além do valor. O produto terá inclusão opcional pelas instituições participantes do Pix.

“O Pix Cobrança é um produto muito demandado pelas instituições que ofertam conta e por diversos usuários recebedores”, afirma Janaína Attie, do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC.

“Ele pode ser utilizado para pagamentos que atualmente podem ser feitos por boletos ou convênios de arrecadação, aumentando a competição e proporcionando uma alternativa barata e com liquidação imediata”, prossegue.

Por meio do sistema Pix, os usuários cadastrados poderão realizar transações financeiras de forma mais rápida e prática.

O funcionamento acontece durante 24 horas por dia, pelos 7 dias da semana. Uma transação acontece de forma instantânea, em até 10 segundos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.