BB e Receita Federal aceitam pagamento de impostos usando o PIX; veja o que pode pagar

O PIX está cada vez mais presente e na manhã de ontem, 3, o Banco do Brasil anunciou que a nova solução de pagamentos foi incorporada ao serviço de arrecadação prestado ao Governo Federal que está sendo gerido pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil. A partir de agora, a DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) terá um QR Code para poder ser pago através do PIX.

BB e Receita Federal aceitam pagamento de impostos usando o PIX; veja o que pode pagar
BB e Receita Federal aceitam pagamento de impostos usando o PIX; veja o que pode pagar (Imagem: Sérgio Lima/Poder360)

Esta parceria do Banco do Brasil vai propiciar que o fisco tenha acesso imediato à informação de pagamento, mesmo se o pagador não for cliente do banco.

De início, a Darf poderá ser paga através do PIX pelas empresas que são obrigadas a entregar Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb).

A instituição diz que o QR Code do PIX entrará no DAE (Documento de Arrecadação do eSocial), que é utilizado por todos os empregadores domésticos, e que engloba cerca de um milhão de pagamentos todos os meses, ainda este ano.

No início do próximo ano, o PIX chega na DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) que é pago pelos MEIs . Com isso, 9 milhões de microempreendedores, micro e pequenas empresas serão beneficiados.

O Banco do Brasil espera que ao longo de 2021, todos os documentos de arrecadação geridos pela RFB recebam o QR Code. Somados, estes documentos equivalem a 320 milhões de pagamentos por ano.

PIX e as chaves

  • Como crio minha chave?

O registro no PIX é feito nos canais de acesso da instituição financeira em que você possui conta aberta. Este contato pode ser realizado pela internet através dos aplicativos, sites ou diretamente nas agências. Cada banco pode ter um procedimento específico.

Ao finalizar o cadastro, você receberá um código via SMS para o número de celular que você indicou ou no endereço de e-mail.

Ao receber o código será necessário inseri-lo no canal de acesso que o banco ou instituição financeira indicou para autenticar seu cadastro.

  • Posso ter quantas chaves?

Os usuários pessoa física podem possuir até 5 chaves para cada conta que tiver. Já os clientes PJ podem ter até 20 chaves para cada conta.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.