NÃO movimentou dinheiro do FGTS? Veja o que vai acontecer com o saldo emergencial

As pessoas que ainda não retiraram o dinheiro do Saque Emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), poderão efetuar o saque até dia 31 de dezembro. O prazo foi renovado no dia 7 deste mês para quem tinha direito, mas não havia recebido.

Não movimentou dinheiro do FGTS? Veja o que vai acontecer com o saldo emergencial
Não movimentou dinheiro do FGTS? Veja o que vai acontecer com o saldo emergencial (Imagem: Reprodução/Google)

Para quem não efetuou o saque do FGTS Emergencial até o momento, a Caixa devolverá a quantia. O banco alegou que R$ 7,9 bilhões do saque emergencial, que foram creditados nas contas Poupança Social Digital, não tiveram movimentação.

Caso a pessoa opte pela retirada, o valor será novamente transferido para a conta digital aberta pela Caixa. A disponibilidade de movimentação será pelo aplicativo Caixa Tem. A solicitação do saque ocorre pelo aplicativo do FGTS.

O valor poderá ser usado em transações eletrônicas, saque em espécie ou transferência — sem custo, para outras contas. A quantia do saque é de R$ 1.045, levando em conta a soma de todas as contas ativas ou inativas com saldo no FGTS.

O Governo Federal lançou o Saque Emergencial FGTS para auxiliar a população durante a pandemia de covid-19. Esta quantia tem o objetivo de dar suporte para quem tem passado por mais dificuldades durante o período.

Vale lembrar que o pagamento acontece de forma exclusiva pelo crédito em poupança social digital, com abertura automática na Caixa.

Como realizar o saque do FGTS Emergencial

Para sacar a quantia disponibilizada, a pessoa deverá baixar o aplicativo FGTS para indicar o interesse em receber o valor. O programa está disponível nas lojas oficiais dos sistemas Android e iOS.

Logo após a Caixa transferirá a quantia do FGTS Emergencial para a conta digital Caixa Tem — mesmo aplicativo usado para o recebimento do auxílio emergencial.

Caso a pessoa tenha feito a solicitação, porém, não recebeu o valor, precisará atualizar os dados cadastrais no aplicativo da Caixa e confirmar o interesse para o recebimento.

Com os valores disponíveis, será possível movimentar o dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem para realizar diversas ações financeiras desejadas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.