ENEM 2020: Regras e calendário para aplicação do exame em 2021

O ENEM 2020 acabou sendo adiado para janeiro do ano que vem devido a pandemia do novo coronavírus. A edição será diferente das outras por estas e outras razões. Saiba os detalhes deste importante exame para os estudantes.

ENEM 2020: Regras e calendário para aplicação do exame em 2021
ENEM 2020: Regras e calendário para aplicação do exame em 2021 (Imagem Google)

Em decorrência da pandemia, as medidas de segurança sanitárias devem ser seguidas em todos os locais de aplicação das provas e será a primeira vez que o exame terá uma versão digital feita por cerca de 100 mil alunos.

Os interessados tiveram que conferir se a opção pela prova digital estava disponível em sua cidade, e a inscrição deveria ter sido feita no início do ano.

A aplicação das provas digitais no ENEM 2020 foram mantidas, porém o MEC ainda não assinou um contrato para sua aplicação.

Ao todo, o exame recebeu 5,7 milhões de inscrições, incluindo os 96 mil participantes que optaram pela versão digital da prova.

Confira o calendário completo do ENEM 2020 e da divulgação dos resultados

Candidatos que tiveram problemas no dia oficial da prova, como doenças infectocontagiosas, como a Covid-19, por exemplo, ou acidentes, podem se inscrever para a data de reaplicação.

Para conseguir a reaplicação é preciso avisar na véspera e comprovar a doença ou acidente através de um documento que deve ser enviado pela Página do Estudante, no site do Enem.

Caso o diagnóstico da doença ou do problema acontecer no mesmo dia da prova, o candidato precisa ligar no 0800-616161 para agilizar a análise do Inep e conseguir realizar a reaplicação.

Horários das provas impressa e digital (segundo o horário de Brasília)

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile