FUVEST: 6 conteúdos de química mais cobrados durante a prova

Com prova marcada para ser realizada em 10 de janeiro de 2021, o vestibular da Fuvest, que seleciona candidatos para ingressar na USP, é um dos mais concorridos do país. O processo seletivo tem a tradição de ter uma prova difícil e que cobra bastante os conteúdos. Por isso, não se esqueça desses 6 conteúdos que apresentaremos agora.

FUVEST: 6 conteúdos de química mais cobrados durante a prova
FUVEST: 6 conteúdos de química mais cobrados durante a prova (Imagem/Reprodução: FUVEST)

Em 2021 os candidatos serão selecionados pelo vestibular e SiSU, serão ao todo 11.147 vagas ofertadas. Saiba agora como será feita a seleção do vestibular e alguns conteúdos importantes de química.

Vestibular Fuvest 2021

Se compararmos com o Enem, o grande diferencial do vestibular da Fuvest é que nele a cobrança de conteúdo é bem maior, quase tudo que os candidatos viram no ensino médio aparece na prova.

O processo seletivo será formado de duas fases. A primeira deve acontecer em janeiro e será composta de uma prova com 90 questões objetivas das disciplinas de :

-português e literatura, história, geografia, matemática, física, química biologia, inglês e questões interdisciplinares.

A segunda fase acontece em dois dias, 21 e 22 de fevereiro.

Nela os candidatos selecionados na fase anterior deverão responder a 10 questões dissertativas de língua portuguesa e uma redação, no primeiro dia.

Enquanto que no segundo serão 12 questões, também dissertativas, sobre matérias especificas de acordo com o curso escolhido.

6 conteúdos de Química para focar na Fuvest

A prova de química faz parte da primeira fase do processo seletivo, mas pode aparecer na segunda a depender do curso escolhido.

Quando na primeira fase as questões serão objetivas. Mas é bom lembrar que é necessário ter conhecimento de fato dos conteúdos para conseguir interpretar e responder às questões da Fuvest.

Entender quais os assuntos mais recorrentes pode ser um diferencial que potencializa os estudos.

Com base nisso, o SAS fez uma investigação do que é mais recorrente na prova de química da Fuvest.

Abaixo você vai encontrar os 6 assuntos e o percentual de questões que é possível encontrar de cada um deles:

  • Físico-Química (33,96%)
  • Química Geral (32,70%)
  • Química Orgânica (17,61%)
  • Atomística (10,69%)
  • Bioquímica (3,14%)
  • Meio Ambiente (1,89%)

A análise do SAS foi focada apenas na primeira fase, em que todos os candidatos devem responder a questões de diversas áreas, incluindo química.

Siga acompanhando a editoria de Carreiras do  FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.