BPC/LOAS: O que pode CANCELAR o pagamento do benefício INSS?

Segurados do INSS devem ficar atentos para não ter o benefício cancelado. Quem recebe pagamentos referentes ao BPC-LOAS têm uma série de obrigações para cumprir com o instituto. Anualmente é exigida a atualização dos documentos e também correção na faixa de renda. No texto abaixo, saiba o que pode fazer seu salário ser bloqueado.

BPC/LOAS: O que pode CANCELAR o pagamento do benefício INSS? (Foto: Google)
BPC/LOAS: O que pode CANCELAR o pagamento do benefício INSS? (Foto: Google)

O BPC-LOAS nada mais é do que o Benefício da Prestação Continuada pago para milhares de brasileiros que apresentem algum problema de saúde.

O salário é concedido mensalmente com base do piso nacional em vigor (R$ 1045 atualmente). Além dos deficientes, idosos também são inclusos na folha orçamentária.

O que pode cancelar meu benefício?

Normalmente, o cancelamento do BPC se dá quanto o segurado não faz a atualização de seu cadastro. Qualquer inconsistência nos dados sinalizar ao INSS que o cidadão não se enquadra nas regras e por isso o mesmo fica sujeito a exclusão.

O processo de atualização é preciso ser feito juntamente com o Cadastro Único. A plataforma funciona como uma base de dados do governo federal para garantir a manutenção das pautas sociais, incluindo salários do INSS, Bolsa Família, entre outros.

Desse modo, qualquer mudança no grupo familiar, aumento de renda ou agravamento do quadro clinico exige que o cidadão informe ao instituto.

Regras para participação no BPC

Perícia INSS pela internet: Como agendar? Guia completo de serviços Meu INSS

Mais informes

Segundo dados do Ministério da Cidadania, até fevereiro de 2019, cerca de 1,1 milhão de beneficiários apresentavam erros nos cadastros. Desse total, 23,7% das pessoas eram seguradas pelo BPC.

Para resolver a situação o INSS vem enviando notificações para que a população corrija as informações. Muitos estão recebendo o chamado por telefone, email ou até mesmo carta enviada para a residência.

O órgão ainda não informou o prazo final para a correção geral dos benefícios. Se você está desatualizado o recomendado é agir imediatamente.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile