Após cortar 57 unidades do Bom Prato, governo de SP retoma serviços dos restaurantes

Governo de São Paulo anuncia retorno das atividades de jantar pelo programa Bom Prato. Após informar que estaria operando apenas com café da manhã e almoço, representantes políticos voltam atrás e garantem as três refeições diários pelo projeto. Os valores variam entre R$ 0,50 e R$ 1, contando com 59 unidades em operação.

Após cortar 57 unidades do Bom Prato, governo de SP retoma serviços dos restaurantes (Imagem: Google)
Após cortar 57 unidades do Bom Prato, governo de SP retoma serviços dos restaurantes (Imagem: Google)

O programa Bom de Prato está entre as ações mais conhecidas do estado de São Paulo. Por meio dele, a população consegue fazer suas refeições com um valor simbólico, reduzindo os índices de pobreza dessa região.

Após um período de paralisação das atividades por causa do novo coronavírus, os restaurantes voltaram a funcionar integralmente, inclusive nos finais de semana. O serviço que estava contando apenas com café da manhã e almoço, voltou a incluir o jantar.

“Com a flexibilização do Plano SP, 76% da população estava na fase verde. A demanda para jantares vinha sendo reduzida. E alguns restaurantes continuavam a servir jantares onde havia demanda grande. Estamos sempre calibrando oferta e demanda para otimizar o recurso público. Com o Plano SP na fase amarela entendemos que precisamos oferecer jantares porque a demanda vai crescer novamente”, explicou a secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Célia Parnes.

Monitoramento por região

A representante explicou ainda que vem sendo feita uma fiscalização dos casos de covid-19 por região, para evitar que os restaurantes se tornem foco da pandemia.

“Não só no Bom Prato, mas monitoramento é feito em todos os serviços da assistência social para ver oferta e demanda.”

O programa passou a incluir ainda os moradores de rua que agora podem comparecer as unidades para poder se alimentarem.

“Quem vai ao albergue já encontra refeições nesses locais. E o Bom Prato passou a oferecer para pessoas que não usam os serviços de acolhimento. Eles são cadastrados pelos municípios e recebem um cartão para fazer as refeições gratuitamente”, afirma a secretária.

Endereços de alguns restaurantes que atendem o programa

Ferraz de Vasconcelos

  • Avenida Lourenço Paganucci, 155

Itaquaquecetuba

  • Rua Padre Anchieta, 78

Mogi das Cruzes

  • Rua Professor Flaviano de Melo, 333

Suzano

  • Avenida Major Pinheiro Fróes, 148

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.