COVID-19 força fechamento de agências do INSS em São Paulo; acesse o Meu INSS

A pandemia causada pelo novo coronavírus agravou um problema que já atingia o atendimento nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Isto é, a falta de pessoal para a realização do atendimento nas agências.

Covid-19 força fechamento de 70 agências do INSS em São Paulo
Covid-19 força fechamento de 70 agências do INSS em São Paulo (Foto: FDR)

Em São Paulo, são cerca de 533 servidores do órgão, destes 17% do total de 3.145 funcionários são do grupo de risco para o novo coronavírus e que estão trabalhando de casa.

Na capital, o índice sobe para 20%, sendo assim, cerca de 171 dos 871 trabalhadores estão fazendo as suas funções de casa.

Com isso, o órgão que é responsável por pagar os benefícios da Previdência resolveu manter fechadas 70 agências no estado, isso significa que 29% das 239 unidades em São Paulo não estão abertas ao público. Na capital, 5 dentre os 25 postos estão fechados.

Os moradores dos bairros ou cidades sem atendimento presencial podem agendar o comparecimento em outras unidades, mas a recomendação do INSS é usar para o atendimento a distância.

O chefe da divisão Anderson Borges, no estado de São Paulo, disse que “A maior parte dos serviços está disponível pelos canais remotos, que é o telefone 135 e o site e aplicativo Meu INSS”, disse. 

Antes da pandemia, a ampliação dos canais era uma das apostas principais do INSS para tentar suprir a falta de funcionários nas agências, situação que vem se agravando pelo crescimento dos pedidos de aposentadoria de servidores sem a contratação de outros profissionais. 

No ano de 2019, o número de funcionários do INSS que se aposentaram chegou a 1.071, uma alta de 125% com relação aos aposentados 475 aposentados em 2018.

“O INSS conseguiu se adaptar para que os servidores possam, mesmo trabalhando em casa, concluir a análise de pedidos de benefícios, sem prejuízo ao serviço”, diz Borges. “Mas o atendimento presencial é inviável em unidades em que a maioria dos funcionários do setor está no grupo de risco.”, disse.

Atendimento do INSS em São Paulo

O atendimento presencial só será realizado em quatro situações:

  • Perícias médicas;
  • Avaliação social;
  • Cumprimento de exigência;
  • Pente-Fino.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!