Detran cria mutirão para serviços da CNH no Acre; agende o seu horário

Motoristas do Acre devem ficar atentos aos prazos para regulamentarem suas documentações. Nessa semana, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) informou que está realizando um mutirão para poder aprovar e atualizar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da população. Abaixo, saiba como vem sendo feita a ação.

Detran cria mutirão para serviços da CNH no Acre; agende o seu horário (Imagem: Google)
Detran cria mutirão para serviços da CNH no Acre; agende o seu horário (Imagem: Google)

Diante do covid-19, as agências de trânsito de todo o país precisaram fechar as portas para evitar a contaminação da pandemia.

Após meses com os serviços paralisados, o Detran do Acre retomou suas atividades e já está fazendo mutirões para reduzir o número de pessoas na fila para tirar a primeira CNH.

Serviços e funcionamento do Detran Acre

A ação vem ocorrendo nas unidades do órgão e permite que a população compareça para realizar procedimentos como a captura de imagem, biometria, prova teórica e prática de direção.

Para quem comparecer, é preciso apresentar a documentação oficial com foto e estar com o agendamento registrado.

O procedimento de marcação vem sendo feito nos Centros de Formação de Condutores (CFCs). Basta selecionar o dia e horário de interesse, selecionar a unidade mais próxima e reservar o atendimento. A expectativa é que cerca de 1,5 mil candidatos sejam atendidos para ter acesso a primeira CNH.

É válido ressaltar que o serviço estava suspenso e dessa forma espera-se que haja um atraso no retorno das documentações. Diretora de Operações do Detran/AC, Taynara Martins, explica que é preciso retomar as atividades aos poucos e que sua equipe vem trabalhando para normalizar as filas.

“Sabemos que muitas pessoas precisam dessa habilitação para tentar ingressar no mercado de trabalho, por isso, vamos fazer esse mutirão.  Vamos zerar as filas de atendimento em Rio Branco e depois nos municípios”.

Quem comparecer deve ainda está equiparado com máscaras. As agências estão com o atendimento reduzidos e as pessoas devem medir a temperatura ao chegar na recepção. Há ainda higienização completa dos aparelhos a cada entrada e saída dos motoristas.

Já a equipe de servidores, segundo o Detran do Acre, foi treinada para realizar os procedimentos de forma segura, evitando a contaminação pelo covid-19. Em caso de dúvidas e demais informações sobre os serviços de trânsito, basta acompanhar nosso portal.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.