Cidade do Pará abre cadastramento na Tarifa Social para 1,2 MIL famílias carentes

Atenção, moradores do Pará! Uma nova chamada foi iniciada para inscrição no Tarifa Social. Se você mora na região de Ulianópolis, sudeste do estado, e deseja obter descontos em sua conta de luz, essa é a hora. A Equatorial Energia Pará está recebendo os cidadãos que desejam de registrar no programa de isenção elétrica. Para participar é preciso atender os requisitos abaixo. Acompanhe.

Cidade do Pará abre cadastramento na Tarifa Social para 1,2 MIL famílias carentes (Imagem: Google)
Cidade do Pará abre cadastramento na Tarifa Social para 1,2 MIL famílias carentes (Imagem: Google)

Pagar a conta de luz tem se tornado uma coisa cada vez mais difícil diante da atual crise econômica que afeta o país. Para os moradores de Ulianópolis, no Pará, há uma chance de obtenção de descontos por meio da Tarifa Social.

O programa permite que o cidadão possa ter o valor de sua conta de luz reduzido. O calculo se dá mediante o consumo registrado no mês, podendo a cobrança ser abatida em até 65% do valor total. Para ser um contemplado é preciso ficar atento as regras de inclusão.

Quem pode se integrar ao Tarifa Social?

O acesso é destinado para todos aqueles que possuem uma renda mínima abaixo do piso nacional, atualmente de R$ 1.045. O valor recebido mensalmente deve ser de até 50% desse total.

Para quem possuí familiares portadores de deficiência é possível ainda ser contemplado mesmo recebendo até três salários mínimos.

Como se inscrever?

Para ir até uma agência da Equatorial Energia Pará e apresentar a seguinte documentação:

  • RG do titular
  • Conta de luz ou demais comprovante de residência
  • Ultima fatura de consumo elétrico

Depois da análise dos dados a empresa dá um retorno informando se o pedido foi ou não aprovado. A projeção é que nessa chamada sejam aceitas cerca de 1.200 famílias.

Cálculo da isenção pelo Tarifa Social

Para saber o valor do desconto a ser obtido o cidadão deve avaliar a tabela abaixo:

CONSUMO MENSAL PERCENTUAL DE DESCONTO
Até 30 KWh 65%
De 31 KWh a 100 KWh 40%
De 101 KWh a 220 KWh 10%

É importante ressaltar que os segurados do Bolsa Família possuem prioridade na integração do programa.

Para esses, a possibilidade de aceitação torna-se ainda maior tendo em vista os critérios básicos de renda e validação do mesmo através do Cadastro Único.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.