Cidade do Pará abre cadastramento na Tarifa Social para 1,2 MIL famílias carentes

Atenção, moradores do Pará! Uma nova chamada foi iniciada para inscrição no Tarifa Social. Se você mora na região de Ulianópolis, sudeste do estado, e deseja obter descontos em sua conta de luz, essa é a hora. A Equatorial Energia Pará está recebendo os cidadãos que desejam de registrar no programa de isenção elétrica. Para participar é preciso atender os requisitos abaixo. Acompanhe.

Cidade do Pará abre cadastramento na Tarifa Social para 1,2 MIL famílias carentes (Imagem: Google)
Cidade do Pará abre cadastramento na Tarifa Social para 1,2 MIL famílias carentes (Imagem: Google)

Pagar a conta de luz tem se tornado uma coisa cada vez mais difícil diante da atual crise econômica que afeta o país. Para os moradores de Ulianópolis, no Pará, há uma chance de obtenção de descontos por meio da Tarifa Social.

O programa permite que o cidadão possa ter o valor de sua conta de luz reduzido. O calculo se dá mediante o consumo registrado no mês, podendo a cobrança ser abatida em até 65% do valor total. Para ser um contemplado é preciso ficar atento as regras de inclusão.

Quem pode se integrar ao Tarifa Social?

O acesso é destinado para todos aqueles que possuem uma renda mínima abaixo do piso nacional, atualmente de R$ 1.045. O valor recebido mensalmente deve ser de até 50% desse total.

Para quem possuí familiares portadores de deficiência é possível ainda ser contemplado mesmo recebendo até três salários mínimos.

Como se inscrever?

Para ir até uma agência da Equatorial Energia Pará e apresentar a seguinte documentação:

  • RG do titular
  • Conta de luz ou demais comprovante de residência
  • Ultima fatura de consumo elétrico

Depois da análise dos dados a empresa dá um retorno informando se o pedido foi ou não aprovado. A projeção é que nessa chamada sejam aceitas cerca de 1.200 famílias.

Cálculo da isenção pelo Tarifa Social

Para saber o valor do desconto a ser obtido o cidadão deve avaliar a tabela abaixo:

CONSUMO MENSAL PERCENTUAL DE DESCONTO
Até 30 KWh 65%
De 31 KWh a 100 KWh 40%
De 101 KWh a 220 KWh 10%

É importante ressaltar que os segurados do Bolsa Família possuem prioridade na integração do programa.

Para esses, a possibilidade de aceitação torna-se ainda maior tendo em vista os critérios básicos de renda e validação do mesmo através do Cadastro Único.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.