Motoristas podem fazer renovação da CNH usando canais digitais em São Paulo; veja passo a passo

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ser renovada de forma simples por meio do site do Poupatempo ou pelo aplicativo Poupatempo Digital. Isso traz comodidade e segurança para os motoristas.

Motoristas podem fazer renovação da CNH usando canais digitais em São Paulo; veja passo a passo
Motoristas podem fazer renovação da CNH usando canais digitais em São Paulo; veja passo a passo (Imagem: Reprodução/Google)

Desde o mês de maio deste ano, já foram feitas mais de 1 milhão de solicitações somente pelo aplicativo.

É preciso lembrar que esse serviço está entre aqueles que tiveram os seus prazos retomados, segundo a revogação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O diretor da Prodesp, empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, Murilo Macedo disse que:

“O Poupatempo soma mais de 90 opções disponíveis nas plataformas digitais, mantendo o mesmo padrão de eficiência e qualidade. Por isso, com a digitalização dos serviços públicos ofertados pelo programa, as pessoas podem resolver suas pendências de forma rápida e simples, sem precisar sair de casa”, afirmou.

Para solicitar a renovação da CNH, por meio dos canais digitais,  é necessário seguir as condições de:

  • ter habilitação com foto e em situação regular, ou seja, nem suspensa, nem cassada;
  • possuir habilitação vencida ou a 30 dias do vencimento;
  • não solicitar alteração de dados (inclusão ou exclusão)exceto exercício de atividade remunerada,
  • nome do pai;
  • número do RG ;
  • rebaixamento de categoria; 
  • não ter um processo de transferência ou renovação de CNH em andamento.

A mudança para um foto nova ou a coleta de biometria do motorista não for validada pelo médico ou psicólogo, esse serviço deve ser feito pessoalmente no Poupatempo, mas é necessário realizar agendamento.

Para iniciar o processo de renovação da CNH das categorias C, D ou E será exigida a realização do exame toxicológico.

Depois de concluir o procedimento, o cidadão recebe o documento no endereço cadastrado no sistema do Detran SP.

O novo cronograma do Contran, o prazo para aqueles que tiveram a CNH vencida em janeiro deste ano vai ter o prazo para renovar até janeiro de 2021.

Sendo assim, os motoristas que tiveram os documentos vencidos neste ano terão até o mesmo mês do ano que vem para renová-lo.

Além disso, desde o dia 1º de dezembro outros serviços que tiveram os vencimentos prorrogados, como a transferência de propriedade e registro, e licenciamento de veículo 0 km, precisam ser regularizados.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.