Detran-RJ divulga como negociar dívidas em 12 VEZES pagando no cartão

Os motoristas do Rio de Janeiro que estão com multas atrasadas e débitos de veículos ou do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), vão poder dividir a dívida em até 12 vezes no cartão de crédito ou realizar o pagamento no débito, segundo o Detran-RJ.

Detran-RJ divulga como negociar dívidas em 12 VEZES pagando no cartão
Detran-RJ divulga como negociar dívidas em 12 VEZES pagando no cartão (Foto: Google)

Essa medida foi anunciada em dezembro de 2018, mas foi suspensa depois do lançamento. O parcelamento foi relançado e já pode ser aproveitado pelos usuários com empresas financeiras credenciadas ao Detran.

As multas, IPVA, taxa de licenciamento, além de outros débitos dos veículos podem ser parcelados nas mesmas condições como o seguro DPVAT.

Segundo o Detran, o valor mínimo da parcela para o proprietário do veículo para parcelar suas dívidas em até 12 vezes no cartão de crédito é de R$50.

O parcelamento está disponível no site do Detran e para realizar é necessário escolher uma das empresas credenciadas para fazer o serviço. 

No Centro do Rio, na Avenida Presidente Vargas, há totens para realizar o parcelamento.

O presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder, disse que “Certamente é oportunidade para as pessoas organizarem suas finanças, desafogando as pendências das multas e evitando as consequências de uma inadimplência”.

O Detran informou que após ser realizado um acordo com o agente financeiro, a quitação dos débitos deve acontecer em até 30 dias. 

Após esse prazo, o motorista pode fazer a sua regularização da situação do veículo. 

O órgão disse ainda que as condições de parcelamento, como a cobrança de taxa de juros e prazo de pagamento devem ser negociadas entre o proprietário do veículo e a financeira.

Para identificar os débitos pendentes e verificar as possibilidades de parcelamento, os motoristas precisam informar a placa e o número de Renavam do veículo, assim como apresentar a identidade e o CPF.

Quais os débitos não podem ser parcelados?

Não podem ser parcelados no cartão os débitos antigos que já estão inscritos na Dívida Ativa, assim como os inscritos em cobrança administrativa e os pagamentos referentes a veículos licenciados em outros estados.

Passo a passo para parcelar

  • Acessar o site do Detran;
  • Clicar no menu “Infrações”;
  • Acessar o item “Pagamento de Débitos”;
  • Em seguida em “Parcelamento de Multas (cartão)”;
  • Clique no link das empresas credenciadas para dar prosseguimento ao serviço;
  • É preciso ter os dados pessoais do proprietário e do veículo, como placa e Renavam, para ter acesso a consulta de débitos;
  • Em seguida serão disponibilizadas todas as multas e taxas (licenciamento, Dpvat e IPVA) em aberto e que podem ser parceladas;
  • Basta selecionar os débitos que gostaria de quitar e em seguida realizar o pagamento via cartão de crédito (em até 12x) ou débito.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.