IPVA 2021: Ganhe 3% de DESCONTO no Rio de Janeiro pagando à vista

Nesta segunda-feira (7), o Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou que oferecerá desconto de 3% do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os contribuintes que realizarem o pagamento em cota única.

IPVA 2021: Ganhe 3% de DESCONTO no Rio de Janeiro pagando à vista
IPVA 2021: Ganhe 3% de DESCONTO no Rio de Janeiro pagando à vista (Imagem: FDR)

Para ter acesso ao benefício, a pessoa deverá quitar o valor do imposto dentro do prazo previsto. O desconto concedido aconteceu após a publicação do Decreto 47.387/20, no Diário Oficial nesta segunda.

Segundo divulgação do Governo do Estado, as datas de pagamento do IPVA 2021 e as tabelas com os valores venais dos veículos — usados como base de cálculo para o imposto — terão a publicação pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ) em breve.

O pagamento do imposto ocorre pela cobrança emitida pelo site do Bradesco, a Guia para Regularização de débitos (GRD). O Guia de Recolhimento de Taxas (GRT) do Detran-RJ também possui o mesmo procedimento.

Por meio do GRT, há a indicação da quantia cobrada pelo licenciamento anual e emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Ampliação de funcionamento do posto da Barra

Além da notícia sobre o desconto referente ao IPVA 2021, foi divulgado ontem (7) que, a partir da mesma data, o horário de funcionamento do posto de habilitação da Barra da Tijuca, localizado no Shopping Aerotown, terá ampliação no horário em quatro horas.

O atendimento passa a ser das 8h às 21h, por meio de um agendamento prévio. Dessa forma, os motoristas poderão evitar aglomerações no local. Anteriormente, o atendimento acontecia até às 17h.

“Vamos fazer esse teste na Barra para avaliar os resultados e ver a viabilidade de ampliar o atendimento em outros postos. De forma responsável e segura, estamos adotando medidas para disponibilizar mais vagas à população”, destaca Adolfo Konder, diretor do Departamento de Trânsito do Rio (Detran-RJ).

Desde o início de outubro, o departamento realizou a ampliação do horário de funcionamento dos postos de vistoria. Há, também, mutirões nos fins de semana, como forma de diminuir a demanda existente.

O Detran do estado ressalta que o interessado deve respeitar o horário agendado, sem antecipação. Dessa forma, as filas e as aglomerações serão evitadas. Além disso, o departamento solicita que os moradores não levem acompanhantes aos postos.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.