CNH Social DF: 1ª fase do programa deve começar este mês; participe!

Atenção, moradores do Distrito Federal. Nessa semana, o Detran informou que irá abrir a seleção para a CNH Social ainda no mês de dezembro. Segundo o órgão, serão investidos mais de R$ 10 milhões para garantir a participação de quase três mil pessoas de baixa renda que objetivam tirar a carteira de habilitação. No texto abaixo, confira os detalhes da seleção.

CNH Social DF: 1ª fase do programa deve começar este mês; participe! (Imagem: Reprodução/Google)
CNH Social DF: 1ª fase do programa deve começar este mês; participe! (Imagem: Reprodução/Google)

De acordo com o informe do Detran, a seleção para a CNH Social deverá ser iniciada ao longo dos próximos 30 dias. Para se candidatar é preciso atender aos critérios básicos de renda, sendo esse determinado pelo piso nacional. Além disso, o cidadão precisa comprovar que reside no Distrito Federal.

O órgão ainda deverá informar como acontecerá a seleção respeitando as medidas se segurança contra o coronavírus. Inicialmente, espera-se que o processo de candidatura ocorra por meio do site do Detran-DF.

Do total de vagas 10% serão destinadas para pessoas com deficiência e os demais 40% para quem está incluso em programas sociais. Por fim, 50% ficará disponível para livre concorrência sob as regras de participação.

Posicionamento do Governo

Ao anunciar o projeto, Ibanes Rocha, atual governador, garantiu que a ação tem como oportunidade incentivar a entrada desse grupo no mercado de trabalho.

Muitos não tiram a carteira para se divertir ou ir para a faculdade, por exemplo, mas sim para garantir uma renda. Muitos cidadãos trabalham em aplicativos de transporte, número que cresceu durante a pandemia do novo coronavírus”, lembra.

Zélio Maia, diretor-geral do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), reforçou que o programa é uma oportunidade de inclusão social. “Parece algo simples, mas para alguns é um sonho inalcançável. Esse é um projeto que busca a inclusão social, além de fomentar a atividade econômica desse setor”, salienta.

Para o presidente do Sindicato das Auto e Moto Escolares e Centro de Formação de Condutores Classes “A”, “B”, e “AB”, do DF (Sindauto-DF), Francisco Joaquim, todos deverão ganhar com a execução do projeto.

“As pessoas que têm dificuldades financeiras terão oportunidade de saber dirigir. Agradeço ao GDF por ter cumprido esse compromisso conosco”, disse.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.