Banco Inter, Nubank e Caixa Tem ficam indisponíveis; o QUE explica esta falha?

Aplicativos de bancos ficam fora do ar nessa segunda-feira (07). Os usuários do Caixa Tem, Nubank e Banco Inter tiveram problemas de acesso as ferramentas digitais durante todo o dia de ontem. Um entrave nos servidores do Amazon Web Services (AWS) e IBM Cloud fizeram com que as marcas tivessem seus sistemas paralisados.

Banco Inter, Nubank e Caixa Tem ficam indisponíveis; o QUE explica esta falha? (Imagem: Google)
Banco Inter, Nubank e Caixa Tem ficam indisponíveis; o QUE explica esta falha? (Imagem: Google)

O Amazon Web Services (AWS) e IBM Cloud tiveram seus servidores derrubados. Ambas as plataformas são responsáveis por fazer os aplicativos do Caixa Tem, Nubank e Inter funcionarem. Diante do erro operacional, os clientes ficaram sem acesso aos serviços bancários.

Ao identificar o erro, as marcas informaram que houve uma infeliz coincidência fazendo com que seus servidores parassem. O grupo mais afetado foram os cadastrados no Caixa Tem, que publicaram uma série de reclamações quanto a instabilidade do aplicativo em seus perfis do twitter.

Motivo do problema

Segundo o IBM Cloud, houve uma interrupção no principal fornecimento de água que alimenta as torres de resfriamento do datacenter SAO01, localizado em São Paulo. Dessa forma, os computadores ficaram sem funcionar, fazendo com que os aplicativos perdessem o sinal.

Ao tomar conhecimento do caso, a Caixa entrou em contato com o IBM para confirmar o erro. Segundo o banco, “o aplicativo Caixa Tem está indisponível em razão de problema em ambiente da provedora de serviços IBM, que é responsável pelo tráfego de informações do aplicativo”.

O defeito foi diagnosticado logo no começo do dia, por volta das 11h44. Dai em diante as empresas passaram a notificar os clientes explicando o ocorrido.

A IBM explicou ainda que “a temperatura dentro do DC 01 de São Paulo estabilizou”, dessa forma a recuperação dos servidores aconteceria de forma rápida.

AWS também ficou instável

Já para os bancos vinculados a AWS, a empresa explicou que o motivo da falha foi o mesmo. No entanto, houve ainda problemas com a conectividade de energia que acabou por afetar algumas instâncias da única zona de disponibilidade (sae1-az3) na região SA-EAST-1.

Segundo a Amazon, “um pequeno número de hosts subjacentes sofreu perda de energia”, mas a marca garantiu que tudo foi resolvido e os aplicativos já funcionam normalmente.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.