IPTU 2021 terá reajuste em duas cidades do Rio Grande do Sul; veja QUANTO pagar

Os moradores de duas cidades do Rio Grande do Sul terão reajuste no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2021). Descubra mais detalhes sobre o pagamento do imposto para as cidades de Novo Hamburgo e São Leopoldo.

publicidade
IPTU 2021 terá reajuste em duas cidades do Rio Grande do Sul; veja quanto pagar
IPTU 2021 terá reajuste em duas cidades do Rio Grande do Sul; veja quanto pagar (Imagem: Divulgação/Prefeitura de São Leopoldo)

Novo Hamburgo

A cidade de Novo Hamburgo terá reajuste no IPTU de 2,31% de 2021. Este percentual representa a variação registrada entre 1 de agosto de 2019 e julho de 2020 do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O pagamento em cota única do imposto proporcionará 15% de desconto. O contribuinte poderá parcelar a quantia em até dez parcelas, com o primeiro pagamento a partir de 25 de fevereiro. Serão distribuídos cerca de 124.500 carnês — o que representa um aumento de 5% comparado ao último exercício.

publicidade

A Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) afirmou que os carnês serão entregues pelo correio pela primeira quinzena de janeiro. A partir de janeiro, as guias para o IPTU 2021 estarão disponíveis para retirada pelo site da prefeitura — na parte de Autoatendimento, Principais Serviços e, por fim, Emissão de Guias.

São Leopoldo

Os contribuintes de São Leopoldo já podem ter acesso ao guia de pagamento da cota única do IPTU e Taxa Ambiental de Coleta de Lixo (TACL) 2021, por meio do portal da Prefeitura e aplicativo Cidadão – São Leopoldo.

Por conta da pandemia de covid-19, o guia de pagamento com a 1ª e 2ª opções de cota única e carnê de parcelas serão entregues pelos Correios. Segundo Rudinei Silva Nunes, da Secretaria da Fazenda, a Unidade de Padrão Monetária (UPM) tem a correção monetária anual, com base pelo IGPM.

Para o exercício fiscal de 2021, o reajuste foi de 20,92% no valor da UPM, comparado ao ano passado, de forma a incidir e atualizar o IPTU e TACL. Os descontos da cota única são cumulativos com os do bom pagador, com aplicação somente sobre o valor do IPTU.

O desconto máximo da cota única é de 10%. Para o bom pagador, a redução máxima no IPTU será de 12%. Dessa forma, o contribuinte poderá ter até 22% de desconto no imposto.

Além dessas possibilidades, os moradores da cidade podem obter descontos em outros casos especiais.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.