Detran-MS divulga calendário COMPLETO do licenciamento 2021; confira

O Detran-MS divulgou o calendário de pagamento do Licenciamento Anual do exercício de 2021. A novidade para o próximo ano é a adoção do CRLV digital e o fim do documento impresso em papel moeda que será descontinuado. Esta foi uma determinação do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Detran-MS divulga calendário COMPLETO do licenciamento 2021; confira
Detran-MS divulga calendário COMPLETO do licenciamento 2021; confira (Imagem: Divulgação/ Detran MS)

Até o mês de outubro, a autarquia registrou o recorde dos últimos 9 anos tendo 890.701 licenciamentos pagos. Até agora, a quantidade já ultrapassou os 900 mil licenciamentos quitados, que equivalem a 60,21% da frota do Estado que pagaram o licenciamento durante a pandemia.

De acordo com Rudel Trindade Júnior, o diretor-presidente do órgão, a emissão do Licenciamento anual pela internet já é uma realidade no Estado e os motoristas se adaptaram bem a novidade.

“A impressão do documento em casa, implantada em julho, foi responsável pelo crescimento nas quitações de licenciamentos. De maneira totalmente digital e com total segurança, essa é uma das facilidades que proporcionamos aos clientes e que continuará evitando o deslocamento desnecessário às agências”, explica.

Sendo assim, a partir de abril de 2021, os motoristas precisam emitir seu licenciamento eletrônico (CRLV-e) no portal de serviços do Detran ou no aplicativo do Detran.

Ao pagar a guia, os motoristas podem imprimir o CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico) no papel comum (A4), também no portal de serviços na opção “Baixa de CRLV”.

É possível também utilizar somente a versão digital do documento em seu smartphone ou tablet, baixando o aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito).

O CRLV que for impresso em casa possuí a mesma validade que o modelo em pape moeda, e possuí os mesmos campos de observações a respeito do veículo e informações do seguro DPVAT (Danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre).

As datas de pagamento do Licenciamento foram definidas segundo o número final da placa do veículo. Confira o calendário: 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.