Detran-SP: TODOS os serviços digitas reunidos no mesmo site; saiba como acessar

Como forma de evitar aglomerações em meio a pandemia, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou no mês de julho, a Resolução 782/20, que tratava da suspensão dos prazos de processos e procedimentos ligados ao Sistema Nacional de Trânsito. Nesta semana, a Resolução foi revogada e os serviços que tiveram o vencimento prorrogado precisam ser regularizados no Detran.

Detran-SP: TODOS os serviços digitas reunidos no mesmo site; saiba como acessar
Detran-SP: TODOS os serviços digitas reunidos no mesmo site; saiba como acessar (Imagem Google)

Entre os serviços que precisam ser regularizados estão a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), transferência de propriedade e registro e licenciamento de veículo 0 km, entre outros.

Mas calma! Para evitar o corre corre nas unidades do Poupatempo, um calendário foi organizado para que as pessoas regularizem sua situação de forma escalonada. Desta forma, os serviços do Detran SP serão regularizados no período certo.

Murilo Macedo, diretor da Prodesp, a empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo que administra o Poupatempo, diz que os serviços do Detran que podem ser realizados pela internet facilitam e agilizam os processos.

“Já somamos mais de 90 opções disponíveis nos canais digitais do Poupatempo. Hoje, através do aplicativo e portal, é possível solicitar serviços do Detran.SP como a renovação da CNH, licenciamento, transferência, venda e registro de veículos, tudo sem a necessidade de ir presencialmente aos postos”, explica.

Os motoristas que tiveram a CNH vencida em janeiro deste ano, tem até janeiro de 2021 para renová-la. Os documentos dos cidadãos que venceram em fevereiro deste ano podem ser renovados até fevereiro do próximo ano, e assim por diante.

Esta regra também é válida para a Permissão para Dirigir (PPD) e Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC).

Renovação da CNH pela internet

A renovação da CNH pode ser feita através da internet de forma simplificada no portal do Poupatempo, ou pelo aplicativo Poupatempo Digital.

O motorista que estiver em situação regular, que é quando a carteira não está suspensa ou cassada, e sem alteração em seus dados cadastrais, pode pedir o documento pela internet.

Este serviço já atendeu cerca de 1 milhão de pedidos somente pelo aplicativo. Caso precise, o motorista pode conferir um tutorial com o passo a passo.

Os donos de veículos comprados entre 19 de fevereiro e 30 de novembro deste ano, podem consumar a transferência do automóvel até o dia 31 deste mês.

Para veículos novos e que também foram adquiridos nesse mesmo período, o registro e o licenciamento podem ser concluídos até 31 de janeiro de 2021.

Dentro do Poupatempo, vá na aba “Veículos”, e acesse o link direto para registro e transferência, que permite escolher o tipo de serviço, de acordo com o caso de cada cidadão.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.