Pagamento do Bolsa Família em 2021 ganha NOVAS regras com a poupança digital

O governo decidiu que neste mês de dezembro, vai começar a realizar os pagamentos do Bolsa Família por meio da conta poupança social digital. Com isso, os beneficiários poderão usar o dinheiro pelo Caixa Tem e realizar saques.

Saque do Bolsa Família: Cartão vai continuar sendo usado mesmo com a poupança digital?
Pagamento do Bolsa Família em 2021 ganha NOVAS regras com a poupança digital (Imagem: Reprodução/Google)

De acordo com a Caixa, até aqueles que não baixaram o aplicativo podem fazer o saque do seu dinheiro normalmente, usando apenas o cartão do benefício e a senha.

O banco espera que seja aberta mais de 9 milhões de contas para os beneficiários do programa Bolsa Família, que não possuem nenhuma conta aberta. Essa abertura das contas será feita de forma escalonada para os beneficiários.

Os primeiros serão os beneficiários de NIS com final 9 e 0, seguindo a data de crédito regular do programa.  

Isso representa 1,5 milhão de pessoas ou 16,5% do total de cidadãos com direito ao benefício. 

O pagamento para eles está programado para ser realizado nos dias 22 e 23 de dezembro

Esses beneficiários que terão sua forma de pagamento alterada, está sendo informado por meio de mensagens nos comprovantes de pagamento e nas telas dos terminais de autoatendimento no momento do saque.

Apesar disso, os beneficiários vão poder continuar fazendo o saque do seu dinheiro por meio do Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão.

Calendário para abertura de contas

O calendário para a abertura das contas será o seguinte:

  • Dezembro: beneficiários com NIS finais 0 e 9 
  • Janeiro: beneficiários com NIS finais 6, 7 e 8 
  • Fevereiro: beneficiários com NIS finais 3, 4 e 5 
  • Março: beneficiários com NIS finais 1 e 2, e GPTE (Grupos Populacionais Tradicionais Específicos, que incluem indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, agricultores familiares, assentados, acampados e pessoas em situação de rua).

Caixa Tem

O aplicativo do Caixa tem, pode ser baixado para android no Play Store e para Iphone na Apple Store.

Os usuários podem realizar a transferência por meio de DOC e o cliente pode enviar dinheiro para bancos físicos tradicionais ou digitais.

Pelo aplicativo os usuários podem acessar informações sobre os seus benefícios além de poder saber sobre Abono Salarial do PIS e seguro-desemprego.

Os usuários que possuem conta Caixa podem fazer a consulta de saldo e extrato, realizar pagamentos e transferências de até R$ 600 por transação e até R$ 1 mil por dia.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!