A Black Friday foi um dos eventos mais esperados do ano para que as instituições pudessem aumentar o número de transações. Durante o evento deste ano, a área de cartões do Itaú Unibanco teve aumento de 12,9% nas vendas de forma online, comparado mesmo período do ano passado.
Desde que a data ganhou mais notoriedade no país, foi a primeira vez que o volume de operações pelo meio online foi maior que pelas lojas físicas.
De todo o volume transacionado na última sexta-feira (27), as vendas virtuais tiveram mais da metade da parcela.
Quatro setores favoreceram no resultado das vendas virtuais. O setor de Restaurante teve o maior aumento, de 88%. Em seguida, o de Material de Construção aumentou em 63%. Em seguida, a área de Drogarias e Cosméticos apresentou alta de 37%.
Além destes, o setor de Lojas de Departamento subiu em 31%. Já com relação ao volume de vendas em lojas físicas, houve queda de 27%, comparado ao ano anterior.
Cartão virtual
Um dos destaques do Itaú foi o cartão virtual, um dos novos meios de pagamento, que apresentou crescimento de 153%, em comparação ao ano passado.
O cartão virtual do Itaú é um número de cartão temporário. Ele é gerado pelo Itaucard ou pelo aplicativo. Não há necessidade de ter o cartão físico no momento da geração do virtual. O uso é exclusivo para aquisições pela internet ou telefone.
Este recurso pode facilitar na hora da compra, de forma a oferecer mais praticidade e segurança. Este cartão vale para somente uma compra. Sendo assim não deve ser utilizado para assinaturas de serviços com pagamento mensal, por exemplo.
O uso tem a duração de 48 horas, após a geração, ou de uma única compra. O limite é o mesmo do cartão físico. O serviço não tem disponibilidade para cartão adicional.
Assim que o número for gerado, o cliente já poderá utilizar o cartão. Ou seja, não será preciso desbloquear. Não há cobrança de tarifa adicional, com o gasto atrelado ao cartão de crédito. Caso determinado comércio disponibilize a opção, a compra poderá ser parcelada.