IPTU 2021 de Porto Alegre vai liberar desconto de 10% no pagamento; saiba como conseguir

A prefeitura de Porto Alegre anunciou na última terça-feira (1º) que estará dando desconto de 10% para aqueles que fizerem o pagamento do IPTU 2021 em cota única até o dia 05 de janeiro. Os demais moradores que não puderem antecipar a despesa poderão pagar até 08 de março ou parcelado em até 10 vezes.

IPTU 2021 de Porto Alegre vai liberar desconto de 10% no pagamento; saiba como conseguir
IPTU 2021 de Porto Alegre vai liberar desconto de 10% no pagamento; saiba como conseguir (Imagem: montagem/FDR)

O Imposto Predial e Territorial Urbano já está disponível na Prefeitura de Porto Alegre, sendo possível fazer o pagamento em três modalidades:

  • Pagamento em cota única com desconto de 10%: vencimento em 05 de janeiro de 2021;
  • Pagamento em cota única sem desconto: vencimento em 08 de março de 2021;
  • Pagamento parcelado: em 10 vezes, sem desconto.

Quem optar pela última modalidade de pagamento receberá mensalmente as guias no endereço cadastrado ou para o endereço de correspondências informado.

O primeiro pagamento começa no dia 08 de março e segue sempre no oitavo dia do mês.

A prefeitura informa que, caso não haja expediente bancário no dia indicado, o vencimento será adiado para o próximo dia útil. A multa cobrada é de 2% até o mês de vencimento e 10% após esse mês mais 1% por mês de atraso.

Além disso, caso a primeira parcela não seja paga até o dia 08 de março, todo o lançamento será colocada em dívida ativa automaticamente, incidindo multa e juros e, até mesmo, no apontamento como inadimplente nos órgãos de restrição ao crédito.

Como conseguir o desconto do IPTU 2021 de Porto Alegre?

Os moradores devem acessar o site da Prefeitura de Porto Alegre e clicar na opção “IPTU”. Em seguida, você será direcionado para uma nova página, na qual deve clicar em “Emitir guia”. Logo após, é só inserir a Inscrição do imóvel e o CPF ou CNPJ.

Para confirmar o acesso você deve indicar se quer receber as próximas guias por e-mail e clicar em “Não sou um robô” e, por fim, em “Confirmar”. A sua guia será gerada, já com a Taxa de Coleta de Lixo.

É importante lembrar que o desconto de 10% é para aqueles que irão pagar em cota única até o dia 05 de janeiro de 2021. Para mais informações entre em contado com a Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), pelo telefone 156 (opção 4).

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.