Não movimentou o CAIXA TEM? Veja o que banco fez com o saldo do seu FGTS

A Caixa Econômica Federal anunciou que os valores não movimentados do saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), disponibilizados desde junho, foram retornados para o fundo na última segunda-feira (30 de novembro).

Não movimentou o CAIXA TEM? Veja o que banco fez com o saldo do seu FGTS
Não movimentou o CAIXA TEM? Veja o que banco fez com o saldo do seu FGTS (Imagem: Montagem/FDR)

O FGTS emergencial foi a permissão do governo de sacar até um salário mínimo da conta do fundo, com o intuito de ser usado para amenizar os impactos causados pela pandemia de Covid-19.

A permissão foi a partir da Medida Provisória 946/20 e teve o início dos pagamentos no mês de junho para os nascidos em janeiro. Veja o calendário abaixo:

FGTS emergencial
FGTS emergencial (Imagem: Caixa)

Foram disponibilizados R$ 37,8 bilhões para mais de 60 milhões de trabalhadores. Porém, o saque não era obrigatório, sendo assim, os trabalhadores que não precisassem do valor poderia fazer o desfazimento tendo o dinheiro devolvido à conta com suas devidas correções.

Além disso, os trabalhadores que não movimentassem o Caixa Tem até o dia 30 de novembro, ou seja, onde o dinheiro estaria disponível para saques, transferências ou compras em débito, teria o valor devolvido ao fundo, também com suas devidas correções.

Dessa maneira, cerca de R$ 7,9 bilhões do saque emergencial do FGTS, creditados na conta Poupança Social Digital e que não foram movimentadas, retornaram ontem (30) para as contas vinculadas dos trabalhadores, devidamente corrigidos.

Esse valor foi divulgado pela Caixa Econômica Federal. O retorno pode levar até sete dias. O banco deixa claro que os trabalhadores que tiveram o valor retornado ainda podem ter acesso ao saque, porém, precisarão solicitar pelo aplicativo do FGTS, entre os dias 7 e 31 de dezembro.

Com isso, a Caixa, mais uma vez, irá transferir o valor para a Poupança Social Digital eu pode ser movimentada pelo Caixa Tem. A data do saque será informada assim que o valor for depositado.

No app o trabalhador pode fazer transferência para qualquer banco, sem nenhuma cobrança. Além disso, pode fazer compras e pagamentos, tudo pelo aplicativo, usando apenas o cartão de débito virtual.

Caso tenha mais alguma dúvida, essas podem ser esclarecidas pelos canais de atendimentos disponibilizados pela Caixa:

  • Central de Atendimento CAIXA 111 – opção 2;
  • Site FGTS;
  • Aplicativo FGTS;
  • Internet Banking CAIXA.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.