Detran-PB anula taxa de transferências de veículos NESTE mês; confira as regras

Atenção, motoristas! Serviço de transferência de veículos ficará suspenso durante o mês de dezembro. Nessa semana, o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) informou que estará sem atualizar a documentação de repasse para quem deseja vender seu automóvel. A medida será válida para um grupo específico no qual poderá ser conferido através do texto abaixo.   

Detran-PB anula taxa de transferências de veículos NESTE mês; confira as regras (Imagem: Google)
Detran-PB anula taxa de transferências de veículos NESTE mês; confira as regras (Imagem: Google)

No mercado de automóveis, há muitos consumidores que preferem adquirir um veículo usado mediante o custo benefício.

Entre os procedimentos necessários, é preciso dar entrada na solicitação de transferência do originário para o novo comprador. Porém, quem reside na Paraíba só poderá fazer o procedimento a partir do mês de janeiro. 

De acordo com o informe liberado pelo Detran PB, todos os automóveis de outros estados com solicitação de compra na região ficarão sem poder fazer a portabilidade da documentação até o dia 31 de dezembro.  

O motivo do entrave está relacionado as medidas de contenção do covid-19. Além disso, a suspensão objetiva evitar que os processos não concluídos em tempo hábil gerem débitos de licenciamento e de IPVA aos usuários, no próximo exercício. 

Dessa forma, aqueles que estão comprando um novo veículo devem ficar atentos aos prazos para envio. Ainda será possível tomar posse dos documentos até o dia 10 deste mês. Na sequência, até 31 de dezembro, a atividade será suspensa.  

Demais informes  

O Detran PB comunicou ainda que haverá mudanças também na obtenção dos Certificados de Registros de Veículos (CRVs). 

Aqueles que estiverem com os vencimentos marcados entre os dias 11 e 31 de dezembro deverão tramitar sem cobrança de multa sobre a validade do recibo ao longo dos próximos 30 dias 

É válido informar que ambos os procedimentos são obrigatórios. Os motoristas precisam ficar atentos aos novos prazos para evitar que haja a suspensão do automóvel e demais problemas em sua carteira de habilitação.  

Para mais informações o Detran solicita que o cidadão entre em contato com seus servidores através do site http://detran.pb.gov.br/.

No portal há todos os detalhes sobre os procedimentos como CNH, CRVs, cobranças, agendamentos e mais.   

Se você deseja ainda acompanhar novas informações sobre os serviços de trânsito fique de olho em nosso portal. 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.