Licenciamento digital: Veja como BAIXAR documento online no site do Detran-SP

Os moradores do Estado de São Paulo estão com cada vez mais praticidade na hora de atualizar os documentos necessários para estar com o veículo. Há seis meses, a população tem acesso ao licenciamento digital de forma exclusiva pela internet. Confira como baixar o Certificado de Registro de Licenciamento Veicular (CRLV) por site e aplicativo.

Licenciamento digital: Veja como BAIXAR documento online no site do Detran-SP
Licenciamento digital: Veja como BAIXAR documento online no site do Detran-SP (Imagem: Aphiwat chuangchoem/Pexels)

Desde maio deste ano, o licenciamento de veículos acontece de foram totalmente digital. Mais de 835 mil acessos já foram realizados pelo portal e aplicativo Poupatempo Digital. Descubra como realizar o download do CRLV.

Como baixar o documento

Por meio de um banco conveniado ao Detran-SP, caixa eletrônico ou internet banking, o interessado deverá informar o número do Renavam do veículo para realizar o pagamento da taxa do licenciamento e outros débitos, caso haja.

Um dia após o recebimento da taxa, o CRLV já estará disponível para baixar e imprimir. Para isso, basta acessar o item Licenciamento Digital nos portais do Poupatempo, Detran-SP e Denatran.

Além disso, será possível acessar os aplicativos Poupatempo Digital, Detran-SP e Carteira Digital de trânsito – CDT. Neste caso, o documento poderá ser salvo no aparelho, para ser impresso em papel sulfite, posteriormente.

Integração digital dos serviços

A população do estado ainda pode contar com mais de 90 serviços diversos de forma online, pelo portal, aplicativo e totens de autoatendimento. Entre as opções estão a consulta ao saldo da Nota Fiscal Paulista, serviços da CDHU, Sabesp e Educação, acesso ao Seguro Desemprego e Carteira de Trabalho.

Segundo o presidente do Detran-SP, Ernesto Mascellani Neto, o órgão tem procurado integrar os serviços digitais para facilitar no dia a dia das pessoas. “A digitalização é essencial para que os cidadãos realizem seus atendimentos sem a necessidade de deslocamento”, afirma.

“Hoje já são mais de 90 e os serviços do Detran.SP engrossam esse número. Até 2022 chegaremos a mais de 240 funcionalidades. Nossa missão é trazer inovações e permitir que a população tenha um Poupatempo na palma da mão, com conforto e comodidade, 24 horas por dia”, completa.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.