TSE cria DOIS aplicativos para acompanhar resultado das eleições 2020

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou dois aplicativos que permitem monitoramento dos resultados das Eleições 2020. Os aplicativos Boletim Na Mão e Apps Resultados trazem ainda mais transparência ao processo eleitoral no Brasil, fornecendo dados de forma simples para o acesso de cidadãos comuns.

TSE cria DOIS aplicativos para acompanhar resultado das eleições 2020 (Imagem: Reprodução/Google)

Vale lembrar que, neste domingo (29), eleitores de 57 cidades voltam às urnas para votar no 2º turno das Eleições 2020. A votação será somente para o cargo de prefeito e o número dos candidatos possuem apenas dois dígitos.

Boletim Na Mão

Como descreve a página da Justiça Eleitoral, com o celular aberto no aplicativo, o eleitor faz a leitura do QRCode nas seções eleitorais de interesse e obtém uma cópia digital dos BUs (Boletins de Urnas), permitindo posteriormente, a conferência se os dados coletados correspondem aos divulgados no site do TSE.

Para realizar a leitura do QRCode, não é necessário conexão com a internet. A conexão será exigida apenas no momento de visualizar o conteúdo do boletim.

Além de possibilitar que o eleitor atue como um fiscal das ações durante o pleito, o app é um instrumento que contribui no aumento da transparência das eleições e colabora para a imediata e obrigatória divulgação do resultado da votação das urnas.

A utilização do app é ainda mais oportuna, devido à esse momento de pandemia, visto que substitui o acesso ao boletim impresso pelo digital. O app está disponível gratuitamente no site do TSE, em versões Android e iOS.

App Resultados

Por meio desse app, qualquer cidadão pode acompanhar e obter os resultados das Eleições Municipais de 2020 em sua cidade, a partir dos votos já apurados.

Após instalar o app, basta adicionar a unidade da Federação e o município sobre o qual você tem interesse de saber o resultado. O eleitor terá acesso, também, à todas as informações sobre os candidatos à prefeitos que estão concorrendo aos cargos no 2º turno.

Os votos são disponibilizados no app, após serem totalizados pelo TSE, e qualquer um pode buscar os resultados, sem intermediários. O app está disponível gratuitamente no site oficial, em versões Android e iOS.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!