Revalida: Passo a passo para consultar seu cartão de CONFIRMAÇÃO da prova

Os mais de 16 mil inscritos para participar do Revalida 2020, exame para validar diplomas de medicinas obtidos no exterior, já podem consultar o cartão de confirmação com informações como o número da inscrição, data, hora e local de prova teórica da 1ª fase do exame, que acontece em 6 de dezembro de 2020. 

Revalida: Passo a passo para consultar seu cartão de CONFIRMAÇÃO da prova (Imagem: Adobe Stock)

Entre os candidatos inscritos 51,8% (8.016 candidatos) são mulheres; 48,2% (7.466) são homens; 64,7% (10.720) são brasileiros; 16,3% (2.700) são cubanos.

A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Revalida.

Como consultar o cartão de confirmação?

O cartão de confirmação está disponível na página do Revalida, que pode ser acessada pelo site: http://revalida.inep.gov.br/revalida/. Porém, o inscrito deve ter, obrigatoriamente, o cadastro no portal do Governo Federal.

O login e a senha, são únicos para todos os serviços federais e necessários para o acompanhamento da situação da inscrição, assim como para ter acesso ao cartão de confirmação.

Para quem é feito o Revalida?

Revalida é a o nome simplificado do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior. 

Um exame criado em 2011 e voltado aos profissionais médicos que se formaram no exterior, sejam eles brasileiros ou estrangeiros, que pretendem trabalhar com medicina aqui no Brasil.

Apesar da legislação prever o exame a cada 6 meses, não é realizado desde 2017.

Como será o Revalida 2020?

O Revalida é aplicado em duas etapas, uma teórica e outra prática.

A primeira etapa do exame será aplicado no Distrito Federal e em 13 capitais: Belém – PA, Belo Horizonte – MG, Brasília – DF, Campo Grande – MS, Curitiba – PR, Fortaleza – CE, Manaus – AM, Porto Alegre – RS, Recife – PE, Rio Branco – AC, Rio de Janeiro – RJ, Salvador – BA e São Paulo – SP.

A prova teórica será dividida em duas partes aplicadas no mesmo dia. Pela manhã, devem ser respondidos 100 itens objetivos. No período da tarde, 5 questões discursivas. Os candidatos devem acertar no mínimo 63 dos 100 itens da prova objetiva e 29 dos 50 pontos na prova discursiva.

1ª parte

  • Abertura dos portões: 7h da manhã
  • Fechamento dos portões: 7h45 da manhã
  • Início da prova: 8h da manhã
  • Finalização da prova: 13h da tarde

2ª parte

  • Abertura dos portões: 14h30 da tarde
  • Fechamento dos portões: 15h15 da tarde
  • Início da prova: 15h30 da tarde
  • Finalização da prova: 19h30 da noite

A 2ª fase será uma avaliação prática, porém, sem data definida. Quem for aprovado na fase anterior deverá realizar 10 anamneses (exames clínicos que visam o diagnostico com base nos sintomas do paciente).

A grande novidade da edição de 2020 é que, aquele profissional que for reprovado na 2ª fase terá o direito de participação na próxima aplicação do exame sem a necessidade de realizar a 1ª fase novamente.

Cronograma do Revalida 2020

  • Prova teórica: 6 de dezembro
  • Divulgação dos gabaritos: 8 de dezembro
  • Recurso dos gabaritos: 8 a 14 de dezembro
  • Resultado da prova escrita: 8 de fevereiro