13° salário do INSS será pago esse mês? Regras MUDAM com a pandemia

Segurados do INSS deverão passar o natal com menor recurso em caixa. Para quem é aposentado e pensionista, a segunda parcela do décimo terceiro salário não será pago em dezembro. Com a pandemia do novo coronavírus, o governo precisou modificar as regras do benefício, antecipando seu cronograma.

13° salário do INSS será pago esse mês? Regras MUDAM com a pandemia (Imagem: Google)
13° salário do INSS será pago esse mês? Regras MUDAM com a pandemia (Imagem: Google)

Normalmente, os aposentados e pensionistas do INSS são contemplados com a segunda parcela do décimo terceiro salário durante o início de dezembro.

Entretanto, com a crise econômica motivada pelo covid-19, o governo decidiu liberar o benefício ainda no primeiro semestre deste ano.  

Dessa forma, a primeira parcela do abono foi paga entre os meses de abril e maio. Já a segunda foi liberada ainda em junho. A antecipação significa dizer que apenas em 2019 não haverá um abono natalino.

Entretanto, o benefício foi concedido conforme determina sua legislação, só que com um prazo mais antecipado.  

14º salário foi reprovado 

Tendo em vista a necessidade de manter uma rodada extra em dezembro, o governo passou ainda a considerar o pagamento de uma décima quarta parcela. No entanto, a proposta foi negada pela equipe econômica que afirmou não haver recursos financeiros o suficiente para administra-la.  

A justificativa para propor a pauta se deu por um grupo parlamentar que alegou que o corte do benefício em dezembro deveria prejudicar milhares de segurados que viviam com base do piso nacional.

A se considerar o atual cenário de crise econômica e inflação, o benefício extra os impediria de viver um fim de ano de apertos.  

A proposta foi debatida por semanas, mas teve o veto final no início do mês de novembro, mediante a liberação da extensão do auxílio emergencial.  

Como ficará o 13º em 2021?  

Para o próximo ano, o governo já garantiu que o cronograma voltará a funcionar em tempo normal. Os 50% referentes a primeira parcela deverá ser ofertado no fim do primeiro semestre e os demais 50% em dezembro.  

É válido ressaltar que na primeira rodada os segurados contam ainda com os descontos referentes ao IRPF. Nem todos são inclusos no corte, apenas aqueles que possuem uma renda superior ao limite de isenção determinado pela Receita Federal. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.