Evite comprar NESTES sites na Black Friday; Procon-RJ explica o motivo

A Black Friday está chegando e diante de tantas promoções precisamos ficar atentos com sites não confiáveis. Para alertar os consumidores, o Procon-RJ listou 200 sites que precisam ser evitados. Na lista, o órgão incluiu sites fraudulentos, que não cumprem as entregas e que não respondem os questionamentos dos consumidores.

Evite comprar NESTES sites na Black Friday; Procon-RJ explica o motivo
Evite comprar NESTES sites na Black Friday; Procon-RJ explica o motivo (Imagem: Reprodução Google)

Para o ponto de partida na listagem destes sites, o Procon verificou se as lojas virtuais possuíam cadastro ativo na Receita Federal e se estavam qualificadas para emitir nota fiscal. Os endereços, CNPJ, telefones de contato também foram considerados.

“Todos os sites foram checados, foi um trabalho de pesquisa grande. É importante que os consumidores consultem a lista para não cair em armadilhas”, disse Cassio Coelho, o presidente do Procon-RJ.

Cassio ressalta que os compradores jamais devem enviar cópias de seus documentos através do e-mail ou por aplicativos de mensagens, seja qual for o motivo.

“Sites fraudulentos têm usado o pretexto que os documentos são necessários para emissão da nota fiscal, é uma mentira. Não caiam nessa armadilha a pretexto de oferecer desconto ou de remessa do produto”, explicou.

Lista com lojas não indicadas pelo Procon-RJ

A lista completa com todas as 200 lojas que o Procon-RJ não indica que sejam feitas compras durante a Black Friday, pode ser acessada neste arquivo.

Veja dez exemplos:

  1. 02 Eventos;
  2. 123 Importados;
  3. Assoluto Leilões;
  4. Atacado Mania;
  5. Atrativa Móveis;
  6. BC Magazine;
  7. B2 Games;
  8. Caravela Shop;
  9. Loja Zoom;
  10. Outlet Premier.

Dicas importantes

  • O consumidor precisa ficar atento as promessas de entregas muito menores que o do mercado pois sinalizam um possível golpe.
  • Os sites que possuem somente boleto como forma de pagamento também devem ser evitados, já que compras feitas nesta modalidade podem ser mais difíceis de conseguir o ressarcimento em caso de problemas.
  • Os produtos devem ter preço em reais e mostrar o valor a vista. Nos casos em que são oferecidos parcelamento ou financiamento o consumidor precisa ter fácil visualização dos custos a serem pagos, quantidade e duração das parcelas, os juros e eventuais acréscimos e encargos que incidirem sobre o valor do financiamento ou parcelamento.
  • Os consumidores podem conferir uma cartilha completa que foi preparada pelo Procon-RJ com todas as orientações para as compras nesta Black Friday. Para acessá-la clique aqui e faça o download do documento.

A Black Friday acontece nesta sexta, 27 e todo o cuidado é pouco para evitar dores de cabeça e comprar da forma mais segura possível.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.