Carteira de Trabalho Digital: Aprenda a usar TODOS os serviços do aplicativo

Pontos-chave
  • Trabalhadores podem acessar seus dados de contrato através de plataforma digital;
  • Aplicativo permite consultas em valores do PIS/PASEP;
  • Seguro desemprego também pode ser solicitado pela plataforma.

Brasileiros ganham nova plataforma digital para ter acesso aos dados de seu histórico trabalhista. Se você atua no mercado e sente dificuldade quanto as burocracias para ter acesso a informações sobre o PIS/PASEP ou demais benefícios, fique atento. O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital é uma ótima ferramenta para checar os dados de seu contrato em tempo real, sem precisar comparecer até uma agência. Saiba como utiliza-lo no texto abaixo.

Carteira de Trabalho Digital: Aprenda a usar TODOS os serviços do aplicativo (Imagem: Google)
Carteira de Trabalho Digital: Aprenda a usar TODOS os serviços do aplicativo (Imagem: Google)

O app da carteira de trabalho digital foi elaborado pelo governo federal com a finalidade de otimizar os serviços burocráticos relacionados a jornada de trabalho. A ferramenta está disponível tanto na versão IOS e Android e pode ser acessa de forma gratuita.

Por meio dessa é possível que o cidadão consiga verificar todas as informações registradas em sua carteira de trabalho, além de ter acesso a dados de pagamento de seus benefícios trabalhistas, entre outras coisas.

A conexão nela pode ser feita a qualquer hora e momento do dia, sendo necessário apenas conceder os dados de identificação pessoal.

Como acessar a Carteira de Trabalho Digital?

O primeiro passo para utilizar a plataforma é instala-la em seu aparelho celular. Para isso, vá até a loja de aplicativos do seu smartphone e digite ‘Carteira de Trabalho Digital’. Clique na primeira opção disponível e baixo-o com o auxílio de seu wi-fi.

Estando com o aplicativo instalado é preciso cadastrar o seu perfil. Nessa etapa, informe o número de seu CPF para poder registrar uma senha de login.

O app lhe enviará um aviso informando sobre a necessidade de confirmar os dados da sua Carteira de Trabalho e Previdência Social. Seleciona a opção ‘continuar’ e preencha as informações como CPF, data de nascimento, nome, e-mail, celular e nome dos pais.

Carteira de Trabalho Digital: Aprenda a usar TODOS os serviços do aplicativo (Imagem: Google)
Carteira de Trabalho Digital: Aprenda a usar TODOS os serviços do aplicativo (Imagem: Google)

A etapa seguinte é a de validação do registro. Nesse processo será preciso responder 5 perguntas para confirmar sua identidade. Feito isso será gerada uma senha provisória, onde você pode alterar na sequência para dígitos de preferência.

Com o cadastro gerado, o acesso se dá ainda pela tela de login, basta preencher a senha registrada e depois você passa a ter acesso a sua área individual. É preciso ainda autorizar o acesso do app CTPS Digital aos seus dados pessoais pelo portal Cidadão.br que serão exibidos em seu perfil.

Por fim há a leitura de QR Code, que serve para comprovar a autenticidade das informações. Nessa etapa final será preciso ainda acessar a política de privacidade, ver perguntas frequentes, solicitar segunda via da sua carteira de trabalho ou sair do aplicativo.

Dá para solicitar o seguro desemprego pela ferramenta?

Sim! O processo de solicitação do seguro desemprego pode ser feito pelo aplicativo. Para isso é preciso que o cidadão já tenha tido a baixa de sua carteira registrada. Basta acessar a ferramenta e selecionar a opção do seguro.

Ao confirmar o interesse o usuário precisa ainda conferir se ele se enquadra em todas as regras de concessão do pagamento. Ele terá acesso também aos valores das parcelas que lhe serão fornecidas e por quanto tempo irá durar o benefício.

Para quem estiver fora das normas que garantem o pagamento, é preciso revisar os dados da carteira de trabalho e detalhamentos de contrato para corrigir os possíveis erros. É válido ressaltar que só pode ter acesso ao seguro quem for demitido sem justa causa.

Além disso é preciso ter um tempo de trabalho mínimo e o valor final do benefício varia de acordo com a média dos últimos salários fornecidos.

O cálculo leva em consideração ainda a quantidade de vezes que o seguro foi solicitado e o intervalo de tempo entre esses pedidos.

A tabela abaixo mostra como é feito o cálculo, tendo como base a média dos últimos três salários registrados.

Faixas de Salário Médio Valor da Parcela
Até R$ 1.599,61 Multiplica-se salário médio por 0.8 (80%)
De R$ 1.599,62 até R$ 2.666,29 O que exceder a R$ 1.599,61 multiplicar por 0,5 (50%) e somar a R$ 1.279,69
Acima de R$ 2.666,29 O valor da parcela será de R$ 1.813,03

 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.