5 Conteúdos de matemática que VOCÊ precisa revisar antes da prova do ENEM 2020

Reta final de estudos para o Enem 2020 e o momento de se concentrar apenas nos assuntos mais relevantes chegou. Confira agora nossa lista de conteúdos de matemática que você precisa dar uma atenção maior nesse momento.

5 Conteúdos de matemática que você precisa revisar antes da prova do Enem 2020
5 Conteúdos de matemática que você precisa revisar antes da prova do Enem 2020. (Imagem/Reprodução: Google)

A prova de matemática acontece no segundo dia de Exame Nacional do Ensino Médio, nessa edição, em 24 de janeiro de 2021. Veja abaixo nossa dica de conteúdos extremamente importantes para dar uma atenção a mais.

Grandezas Proporcionais

A grandeza exponencial se refere a mesma variação ocorrendo em dois números. Se um varia em X, o outro também varia em X.

Por outro lado, há também a grandeza inversamente proporcional. Que é aquela em que a variação é a mesma, mas acontecem em polos opostos, ou seja, há um aumento em A e diminuição em B nos mesmos valores. No cálculo das duas a regra de 3 é aplicada.

Álgebra

Lembra que o Enem é uma prova de atualidades e contextualizada? Então, na área de matemática, por meio da álgebra, o candidato será levado a questões envolvendo variáveis técnico-cientifica ou socioeconômica.

Ele também precisa conseguir estabelecer a relação entre a álgebra e esses conteúdos explorados na prova. As questões desse conteúdo costumam ser bastante visuais.

Problemas de 1° e 2° graus

Outro assunto em que aspectos visuais, como gráficos, podem ser utilizados no Enem. A equação de 1º grau é expressa pela fórmula: ax + b = 0.

Na equação de 2º grau é utilizada na resolução a fórmula: ax² + bx + c = 0. Com o resultado encontrado na resolução da equação, é necessário fazer o uso da fórmula de Bhaskara, que, então, encontrará o resultado final da questão.

Porcentagem e Matemática Financeira

São dois assuntos que podem ser cobrados em uma mesma questão. Isso porque, a porcentagem é um recurso usual em questões financeiras do cotidiano.

Então, o candidato precisa ter conhecimento de ambos separados e conseguir fazer a associação entre eles.

Funções

Para participar do Enem o candidato precisa conseguir responder a questões tanto de Função do 1º grau : (x) = ax + b quanto de 2º grau: f(x) = ax² + bx + c. Mais uma vez os resultados de X encontrados precisam ser aplicado a fórmula de Bhaskara.

Para mais informações sobre o ENEM 2020, fique de olho em nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.