“Nova” forma de realizar a seleção de estudantes para ingresso no ensino superior, o Vestibular Seriado, é composto de algumas etapas e apenas estudantes que estejam no ensino médio podem participar.
Imagine a situação: você participa do vestibular e não se sai tão bem, mas tem a oportunidade de melhor seu desempenho no ano seguinte e ir somando as notas. Essa é a proposta do vestibular Seriado.
O que é Vestibular Seriado de fato?
Chamado de Programa de Avaliação Seriado- PAS, Processo Seletivo Contínuo – PSC, Sistema de Avaliação Seriado – SAS, Programa de Ingresso Seletivo Misto – PISM, Programa de Ingresso por Avaliação Seriada – PIAS, Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior – PAES, entre outros nomes que variam de acordo com a instituição.
Nesse processo seletivo os estudantes participam de três provas de vestibular, uma ao final de cada ano do ensino médio.
Ao final do terceiro e último ano, ele tem as notas somadas e sua média final. O interessante desse procedimento é que a tensão e quantidade de conteúdos cobrados é reduzida, pois nas provas aparecem apenas os assuntos que o estudante aprendeu naquele ano.
Quando o estudante está cursando o ensino médio junto com o técnico, ele será avaliado a partir do segundo ano, isso porque nesse caso o ciclo tem um ano a mais por conta do ensino técnico.
Vantagens do Vestibular Seriado
A primeira grande vantagem é o fato de que o estudante é avaliado apenas sobre o conteúdo que estudou durante aquele ano.
Daí vem também a segunda vantagem, que é o fato de poder melhorar sua nota em 3 anos.
Um diferencial também é o fato de que, nos primeiros anos, o estudante não precisa necessariamente já ter escolhido o seu curso, o que é necessário no vestibular regular.
Principais instituições que realizam o Vestibular Seriado
- FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado
- UEA – Universidade do Estado do Amazonas
- UEG – Universidade Estadual de Goiás
- UEM – Universidade Estadual de Maringá
- UFSJ-Universidade Federal de São João Del-Rei
- UNB – Universidade de Brasília
- Unicentro – Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná
- UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa
- UFAM-Universidade Federal do Amazonas
- UFJF-Universidade Federal de Juiz de Fora
- UFLA-Universidade Federal de Lavras
- UFRR-Universidade Federal de Roraima
- UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
- Unimontes – Universidade Estadual de Montes Claros
- Uniube – Universidade de Uberaba
- UPE – Universidade de Pernambuco
- UPM – Universidade Presbiteriana Mackenzie
Siga acompanhando a editoria de Carreiras do FDR.