Vestibulinho Etec: Quem pode se inscrever para ensino técnico em 2021?

As inscrições para o ingresso na Etec, que conta com 140 cursos em 221 unidades, serão abertas em 25 de novembro. Enquanto elas não começam, confira quais os requisitos para se inscrever.

Vestibulinho Etec: Quem pode se inscrever para ensino técnico em 2021?
Vestibulinho Etec: Quem pode se inscrever para ensino técnico em 2021? (Imagem/Reprodução: Google)

A Escola Técnica Estadual é uma instituição regulada pela secretaria de educação de São Paulo. O estado de SP possuí hoje 221 unidades da Etec que oferecem ensino médio, técnico e médio integrado ao técnico, no total, são 140 cursos técnicos disponíveis para a população paulista.

Atualmente, as Etec juntas somam 207 mil estudantes matriculados nos diversos cursos da área industrial, agropecuária e serviços. Há opção de cursos presenciais, semipresenciais e a distância.

Quem pode se inscrever para estudar na Etec?

Os cursos da escola técnica atendem a alguns públicos:

  • Estudantes do 9º ano do ensino fundamental;
  • Estudantes do 2º ano do ensino médio;
  • Também há cursos para pessoas que já concluíram os estudos de nível médio, nesse caso o estudante faz apenas o curso técnico.

Em todos os casos já citados os estudantes precisam estar matriculados em escola pública ou terem concluído seus estudos em uma delas. Para todos os cursos as Etecs sempre disponibilizam uma parcela das vagas para os candidatos afrodescendentes.

Ingresso na Etec em 2021

O ano de 2021 traz uma novidade, o ingresso na Etec não será por meio do Vestibulinho. Isso porque realizar uma prova poderia gerar aglomerações, o que está proibido em todo o país e a instituição achou inviável a realização de prova virtual.

Assim, quem se interessar em fazer algum curso na escola, seja médio ou técnico, precisará se cadastrar com a média aritmética alcançada no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

A instituição ainda não divulgou as regras gerais, que devem ser publicadas apenas no dia de abertura da inscrição, 25 de novembro.

Modalidades de ensino da Etec

Ao todo os estudantes podem escolher 140 cursos que são ministrados em 7 modalidades de ensino diferentes, são elas:

  • Ensino médio com habilitação profissional;
  • Ensino médio com qualificação profissional;
  • Médio superior;
  • Técnico à distância;
  • Técnico integrado ao Ensino médio;
  • Técnico integrado ao ensino médio na EJA;
  • Técnico.

Juntamente com a Etec, a Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC), também divulgou novas informações sobre o seu processo seletivo. Nesse caso, são oferecidos cursos superiores.

Siga acompanhando a editoria de Carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.