O saque emergencial do FGTS foi autorizado pelo governo a partir da Medida Provisória nº 946 de 07/04/2020, com o intuito de ajudar os trabalhadores brasileiros a enfrentar a pandemia de Covid-19. Porém, quem não desejar usar o valor pode realizar o cancelamento do serviço através do aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o intuito de proteger os trabalhadores demitidos sem justa causa.
Com isso, todos os meses são depositados 8% do salário pela empresa em uma conta vinculada ao contrato de trabalho.
O valor pode ser acessado pelo trabalhador em algumas situações. Dessa maneira, o governo permitiu que os trabalhadores brasileiros tivessem acesso ao saque emergencial do FGTS para o enfrentamento da pandemia desde junho.
O limite de saque dessa modalidade é de até um salário mínimo, ou seja, R$ 1.045 que pode ser feito até 31 de dezembro de 2020.
Quem desejar sacar o valor disponibilizado deve informar a decisão à Caixa Econômica Federal. Com isso, o dinheiro é debitado na conta Poupança Social Digital.
Porém quem não pretende usar o Fundo pode aguardar o estorno da quantia, que irá acontecer até o final deste mês ou fazer o cancelamento pelo aplicativo FGTS, ou seja, de forma totalmente gratuita e online.
Cancelar o saque emergencial do FGTS
A ideia do governo é disponibilizar o uso do Fundo para que o trabalhador possa usar em uma eventual necessidade. Por esse motivo, aqueles que não precisam ou não pretendem usá-lo podem fazer o cancelamento sem nenhum prejuízo.
Há duas maneiras de realizar o cancelamento, esperar pelo estorno do valor que irá acontecer até o final de novembro, quando as contas sem nenhuma movimentação terão o direito retornado ao Fundo de Garantia, com suas devidas correções.
A outra maneira é solicitar pelo app FGTS. Veja abaixo:
- Faça o login com o seu CPF e senha;
- Clique na opção “Saque emergencial FGTS”;
- Selecione “Ir para saque emergencial”;
- Toque em “Solicitar o cancelamento do saque”;
- Confirme a operação e finalize.
Essa opção é disponível para quem ainda não teve o valor debitado. Porém, os saques de valores já creditados também podem ser cancelados.
Nesse caso, a Caixa dá um prazo de 30 dias para realização a operação, após a solicitação que também pode ser feita pelo app FGTS ou pelo site da Caixa.