PIX: Passo a passo para cadastrar o mesmo e-mail em MAIS de uma conta corrente

O PIX nova solução de pagamentos do Banco Central já está em funcionamento e entre suas regras está uma que determina que não é possível repetir a mesma chave em mais de uma conta. Mas existe uma forma de usar o mesmo e-mail em diferentes contas sem que haja risco para a operação ou para segurança do usuário.

PIX: Passo a passo para cadastrar o mesmo e-mail em MAIS de uma conta corrente
PIX: Passo a passo para cadastrar o mesmo e-mail em MAIS de uma conta corrente (Imagem Google)

Isto acontece devido a uma espécie de truque tecnológico que já está sendo amplamente divulgado em sites especializados, e utiliza uma funcionalidade do próprio e-mail.

O usuário consegue inserir uma palavra no endereço de e-mail que não interfere no recebimento de suas mensagens e ainda propicia que ele possa ser cadastrado em várias instituições.

Com um sinal de adição que vem depois do endereço, os e-mails continuam sendo remetidos para o endereço original e o cadastro das chaves nas instituições financeiras fica diferente.

Vamos a um exemplo, o endereço original “seunome@email.com” pode ser adicionado de “seunome+nomedobanco@email.com” no registro da chaves Pix no banco sem que isso afete a entrega de suas mensagens.

Este truque pode ser usado diversas vezes. O usuário pode colocar:

“seunome+nomedobanco2@email.com”, “seunome+nomedobanco3@email.com” e assim sucessivamente.

Fazendo isso, o usuário consegue usar o mesmo e-mail para cadastrar chaves PIX em várias instituições alterando somente o caractere que vem após o sinal de adição. Emails Google e Outlook já foram testados.

O Banco Central já está ciente a alguns meses da prática e a equipe técnica responsável pelo PIX não condena quem faz o uso dela.

Confira como fazer

  • O usuário possui um e-mail “cliente@email.com” que já está cadastrado como chave Pix em uma instituição financeira, porém deseja usá-lo para outra instituição. Para isso, é necessário ir no aplicativo da outra instituição e cadastrar o endereço: cliente+nomedainstituicao@email.com”.
  • Fazendo isto, o usuário receberá no seu endereço de e-mail cliente@email.com, no qual ele tem acesso, um código de confirmação de que ele realizou o cadastro com o endereço “cliente+nomedainstituicao@email.com” na segunda instituição. Agora é preciso digitar o código e aguardar a confirmação.
  • Após isso, o cadastro está concluído e o cliente pode usar o mesmo endereço de e-mail como chave PIx em mais de uma instituição financeira.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.