A Receita Federal abriu nesta segunda-feira (23), a partir das 10h, a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda (IRPF 2020) referente ao mês de novembro. Os 198.967 contribuintes terão mais de R$ 399 milhões em crédito. O depósito acontecerá no dia 30 de novembro.
Dessa quantia total, os contribuintes que possuem prioridade legal têm direito a R$ 143,8 milhões.
Este valor se refere a 26.599 contribuintes de 60 a 79 anos, 3.559 acima de 80 anos, 12.312 que tenham como a maior fonte de renda o magistério e 2.924 com alguma deficiência física.
Também estão inclusos outros 153.573 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 12 de novembro deste ano.
O interessado poderá realizar a consulta por meio da página oficial da Receita Federal ou pelo número de telefone 146.
No momento da consulta, o contribuinte saberá se foi contemplado com a quantia a ser recebida, se a declaração está na fila de restituição — em aguardo para que os valores sejam liberados nos próximos meses — ou se está em processamento ou na fila de espera.
Neste último caso, indica a possibilidade de existir alguma inconstância nas informações.
Diante disso, a pessoa terá a opção de realizar a revisão. No entanto, o motivo para a situação em questão pode ser por um fator diferente.
Para verificar se há a inconsistência de dados identificada pelo processamento, basta consultar o Portal e-CAC e acessar a opção Meu Imposto de renda.
Com isso, o contribuinte poderá avaliar o problema e realizar a regulação, por meio da entrega de uma declaração retificadora.
Outro caso
Se o contribuinte teve a restituição do Imposto de Renda liberada, porém não teve o valor creditado, poderá agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco, pela Central de Atendimento, por meio de um destes números:
- 4004-0001 (para as capitais);
- 0800-729-0001 (para as demais localidades);
- 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para os deficientes auditivos).
A restituição estará disponível no banco por um ano. Caso o valor não seja resgatado neste prazo de um ano, será preciso fazer requerimento pelo Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.