Não votei no 1º turno, POSSO PARTICIPAR do 2º turno das Eleições?

O primeiro turno das eleições 2020 já passou, e mais de 34 milhões de eleitores não compareceram às urnas, o que corresponde a 23,14% dos mais de 147 milhões de brasileiros aptos a votar. Pensando nisso, a dúvida que fica é a seguinte: é possível votar no segundo turno mesmo se faltar no primeiro?

Governo do Paraná paga vale alimentação para mesários das eleições 2020; saiba como receber
Não votei no 1º turno das eleições 2020, posso participar do 2º turno? (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

E a resposta é: sim! O eleitor que não compareceu no primeiro turno, pode votar normalmente no segundo turno das eleições 2020. O segundo turno está marcado para acontecer no dia 29 de novembro.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cada turno das eleições são independentes, então a falta em um deles não interfere na possibilidade de votar no outro.

Como justificar ausência?

O eleitor que faltar em algum dos turnos da eleição tem até 60 dias para justificar a ausência à Justiça Eleitoral. 

É possível realizar a justificativa pelo Sistema Justifica ou entregando um Requerimento de Justificativa do Eleitor em qualquer zona eleitoral. É preciso apresentar um documento que comprove a ausência.

Quem não votar no segundo turno, que acontece em 29 de novembro, tem até 28 de janeiro para justificar ausência ou quitar multa.

App e-Título para justificar ausência

O e-Título é um aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que permite o eleitor justificar a ausência no dia da eleição. O objetivo do órgão é facilitar a vida dos eleitores que não podem comparecer domingo (29) do segundo turno para votar.

Mas atenção, a justificativa de ausência só poderá ser feita nos dias da eleição. Ou seja, neste ano, será no dia 15 e 29 de novembro. E também só pode ser feita dentro do horário de 7h às 17h.

Como justificar o voto nas eleições 2020 pelo e-Título?

  1. Primeiramente, na tela inicial do aplicativo, você deve selecionar o campo “Mais opções”;
  2. Em seguida, basta selecionar a opção “justificativa de ausência;
  3. Logo após, é necessário selecionar o período eleitoral que deseja justificar. Em seguida, preencha o campo com sua justificativa e o campo seguinte com seu e-mail;
  4. Por fim, adicione em anexo algum documento que comprove a sua justificativa;

Pronto!

Outras funções com o app e-Título

Além de poder justificar o voto pelo aplicativo, os eleitores também vão poder fazer outras coisas durante essas eleições pelo app.

O TSE liberou os eleitores de apresentarem o título de eleitor digital para votar este ano. Ou seja, quem, por ventura, perdeu o título pode votar apenas utilizando os dados contidos no aplicativo.