Além do feriado da proclamação da república e, em especial, Eleições Municipais no Brasil, o dia 15 de novembro foi também o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito. A data, aliás, além de relembrar as vítimas, acende um alerta para os cuidados no trânsito. Somente de indenizações do DPVAT, entre janeiro e outubro já foram pagos 27.839 para beneficiários de vítimas fatais em acidentes.
Os números fazem parte das estatística da Seguradora Líder, empresa administradora do consórcio responsável pelo Seguro DPVAT, que é pago às vítimas de acidentes de trânsito.
Apesar de o ano ter sido atípico, os números de acidentes de trânsito não diminuíram. Assim, somente do mês de setembro para outubro, o aumento do pagamento de benefício para ocorrências fatais foi de 8%.
De acordo com os dados divulgados, neste ano, 51% dos acidentes com mortes (e que foram indenizados pelo Seguro DPVAT) envolveram motocicletas. Além disso, 34% representa acidentes envolvendo automóveis,
Ademais, conforme os dados, 54% do pagamento das indenizações são de motoristas de veículos. Enquanto que 28% representam os pedestres. Em terceiro, consta os passageiros, que representam 18% desse número.
Em relação à faixa etária, a maior parte das indenizações pagas foram de vítimas entre 25 e 44 anos. Representando, desse modo, 40% dos pagamentos.
Dados visam alertar a população
De acordo com Iran Porto, diretor de Operações e T.I da Seguradora Líder, os dados são alarmantes, e alertam para a necessidade de ações de conscientização.
“A Seguradora Líder divulga, mensalmente, os dados de indenizações pagas para que eles se tornem insumos para a construção de políticas públicas em prol de um trânsito mais seguro e menos violento no Brasil”, enfatiza Porto.
Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsitos
Em 2020, a data chegou aos 25 anos de existência. Instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito ocorre sempre no terceiro domingo do mês de novembro.
Aliás, a data tem a finalidade de homenagear as vítima. Além de provocar reflexão sobre a necessidade de ser consciente no trânsito. Para que a vida de motoristas e pedestres sejam preservadas.