Sem auxílio emergencial, como governo vai amparar moradores do Amapá?

Novas sugestões são propostas para ajudar moradores do Amapá. Há mais de 15 dias sem energia, a população do estado vem enfrentando problemas quanto a paralisação de serviços e distribuição de insumos. Contrapartida, o governo vem trabalhando para desenvolver alguma política pública temporária que minimize os impactos do apagão. Descartada a liberação do auxílio emergencial, um novo benefício tende a ser criado.

Sem auxílio emergencial, como governo vai amparar moradores do Amapá? (Imagem: Reprodução/Google)
Sem auxílio emergencial, como governo vai amparar moradores do Amapá? (Imagem: Reprodução/Google)

Inicialmente, o governo federal tinha proposto liberar novas parcelas do auxílio emergencial para os moradores do Amapá. No entanto, a proposta foi negada sob a justificativa de que não haveria recursos em caixa.

Além disso, a justiça alegou que não seria possível fazer uma transferência de recursos pelo programa, uma vez em que ele era destinado ao covid.  

Saques do FGTS viram proposta 

Diante da reprovação, o ministro da economia, Paulo Guedes, sugeriu a possibilidade de liberações financeiras por meio do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

A ideia seria utilizar da modalidade de acidente de natureza para que cada cidadão sacasse até R$ 1.045 de suas contas ativas ou inativas.  

Até o momento a proposta não foi votada, mas deverá ser analisada em breve. Analistas afirmam que o motivo pela qual ela foi adotada diz respeito ao fato de que o governo não precisará custear com a liberação, uma vez em que ela será paga pelos próprios trabalhadores.  

Benefício por meio das contas de energia 

Outra medida em avaliação no Senado é o pagamento elaborado por meio do consumo de energia dos moradores. Nesse caso, a proposta sugere que sejam concedidas duas parcelas com o mesmo valor das duas últimas contas de luz.   

O pagamento deveria ser concedido até o momento em que fosse reestabelecido o abastecimento total de energia elétrica. O texto é de autoria do senador Lucas Barreto (PSD-AP), aliado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). 

A medida deverá ser analisada no Senado e encaminhada para a Câmara dos Deputados, sendo por fim sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. Além de liberar recursos, o texto recomenda também a obrigação de instalação de mecanismo de segurança nos estados produtores de energia elétrica. 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.